Brasil, 18 de julho de 2025
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Leveros amplia participação e mira R$ 2 bilhões em faturamento em 2026

Depois de anos de reestruturação, a fabricante de ar-condicionado Leveros registra crescimento acelerado e passa a integrar maior fatia do controle da família Pravato

Após uma década de investimentos e mudanças estratégicas, a Leveros, antiga Multi-Ar, elevou sua participação acionária na família Pravato para 65%, consolidando sua posição como um dos principais nomes no mercado de ar-condicionado no Brasil. A companhia, fundada em 1978 por Tiziano Giordano Pravato Filho, registrou no ano passado um faturamento bruto de R$ 1,5 bilhão, marca que reforça seu crescimento desde a venda de parte da participação ao Bradesco em 2016.

Transformação empresarial impulsionada por inovação e estratégia

Pravato Filho, CEO da Leveros, destaca que o sucesso do crescimento acelerado se deve à adoção de tecnologias de redução de consumo, como aparelhos inverter, e à mudança de estratégias de venda. “Quando a pandemia chegou, nossa receita era de pouco mais de R$ 400 milhões, e nos tornamos uma empresa essencial praticamente de uma noite para outra”, conta ele à coluna.

Segundo o CEO, a pandemia foi um divisor de águas: o aumento do home office e a maior demanda por reformas impulsionaram o faturamento, além de a companhia ter se reposicionado como pioneira do e-commerce em 2006, concentrando as vendas por revendedores e instaladores, que hoje respondem por 70% do faturamento.

Participação de mercado e projeções para o futuro da Leveros

Atualmente, a Leveros detém ao menos 8% do mercado de venda de ar-condicionado no Brasil e figura entre os três maiores vendedores do setor. Pravato Filho explica que, apesar do cenário desafiador em 2023, com juros elevados e clima mais frio, a estratégia é manter o crescimento. “Nosso objetivo é atingir R$ 1,6 bilhão de faturamento neste ano e R$ 2 bilhões em 2026”, revela.

Para isso, a empresa está em processo de aquisição de uma companhia na cadeia de insumos e prepara a abertura de um hub em Recife, com mais de mil metros quadrados, com o foco de ampliar sua presença na região Nordeste. “Queremos fortalecer nossa presença física e consolidar nosso crescimento na América Latina, podendo até pensar em abrir capital no futuro, caso a companhia dobre de tamanho”, afirma Pravato Filho.

Novo controle e estratégias de desinvestimento

A família Pravato consolidou sua participação na Leveros após a venda da fatia do Bradesco, que foi negociada com a GEF Capital — gestora de fundos que investe em soluções de impacto climático. A operação elevou a participação familiar para 65%, enquanto a GEF ficou com 35%. Pravato Filho explica que os interesses da família em manter o controle foram fundamentais na decisão de reter uma parte da participação.

“Começamos a conversar com a GEF durante a pandemia, e, com o boom de consumo do setor, decidimos permanecer no negócio”, afirma. Segundo ele, a estratégia da Leveros de focar em tecnologia inverter e eficiência energética chamou a atenção da gestora de fundos, que buscava empresas que atuassem em soluções sustentáveis.

Perspectivas de crescimento e desafios do setor

Apesar das dificuldades do mercado em 2023, a Leveros busca garantir sua participação no crescimento do setor de ar-condicionado no Brasil, que hoje é dominado por vendedores especializados, que representam cerca de 70% do mercado. Pravato Filho destaca que o cenário de juros elevados e clima frio favorece o avanço da companhia, que não está endividada e planeja crescer de forma sustentável.

O foco para os próximos anos é ampliar ainda mais sua presença no Nordeste e expandir para outras regiões, incluindo projetos na América Latina. “Nosso objetivo é ser um consolidado do setor, com potencial de abrir capital quando atingirmos pelo menos o dobro do tamanho atual”, conclui.

Para mais detalhes sobre a trajetória de crescimento da Leveros, acesse fonte original.

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