Brasil, 18 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Estudante viraliza ao conquistar bolsa do Prouni e escolher fisioterapia por amor ao bisavô

História emocionante de Sara de Almeida, aprovada em fisioterapia, reflete a busca por ajudar aqueles em situação semelhante à do bisavô.

Emocionante e inspiradora, a história de Sara de Almeida Feitosa, uma jovem de 18 anos, ganhou as redes sociais após ela conquistar uma bolsa de 100% pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) para estudar fisioterapia em Palmas. A decisão de seguir essa carreira está profundamente ligada a experiências familiares que moldaram sua vida. Sara teve um vínculo especial com seu bisavô, Benicio Nunes de Almeida, que faleceu em 2021.

Uma escolha com significado

O amor de Sara pelo bisavô foi uma das motivações centrais para sua escolha profissional. Segundo ela, virou um desejo cuidar de pessoas que passam por situações de fragilidade e necessidade de reabilitação. “Eu via que talvez no tratamento fisioterapêutico nós teríamos uma esperança, pelo menos, de um pouco mais de tempo ao lado dele”, disse Sara, refletindo sobre os últimos anos da vida de Benicio.

Benicio, que na época tinha 84 anos, enfrentou problemas de saúde que o impediram de acessar tratamentos fisioterapêuticos adequados. Com diabetes descontrolada e imposições da idade, ele ficou em estado paliativo. A experiência foi dolorosa para a jovem, que decidiu então que não queria que outros passassem pelo mesmo sofrimento. “Infelizmente eu não pude fazer pelo meu vô, mas eu tenho certeza que eu vou conseguir fazer por outras pessoas aquilo que almejava ter feito por ele”, ressaltou.

A surpresa que virou viral

A história de Sara ganhou notoriedade quando ela decidiu surpreender sua mãe, Shirley de Almeida, informando-a sobre sua conquista acadêmica em um supermercado onde Shirley trabalha. A reação da mãe, que ficou emocionada, foi eternizada em um vídeo que rapidamente se tornou viral, acumulando mais de 12 milhões de visualizações no TikTok. Para Sara, esse momento era fundamental para mostrar à mãe que todo o esforço e dedicação estavam valendo a pena.

“Contar para minha mãe foi algo surreal, porque parecia que eu ia mostrar para ela que o seu esforço, a batalha dela estava dando resultado, que seria possível mudar nossa vida”, afirmou emocionada.

Futuro promissor

Atualmente no primeiro semestre do curso, Sara já estabelece planos ambiciosos para sua carreira. Ela deseja atuar não apenas com crianças e idosos, mas também em locais remotos que necessitam de atenção médica. “Eu quero muito entrar no Exército e atuar na minha área dentro do Exército. Além disso, quero trabalhar em áreas mais necessitadas, como Ilha de Marajó ou na divisa com Roraima e Venezuela”, compartilhou.

A jovem também falou sobre seu encantamento pelo corpo humano e a conexão que está formando com a profissão. “Estou amando o curso. O corpo humano tem me fascinado de uma forma muito interessante”, destacou.

Superando dificuldades

A trajetória de Sara não foi fácil. Desde pequena, ela sempre foi dedicada aos estudos, inclusive já prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em duas ocasiões. Sua mãe, Shirley, fez sacrifícios significativos para que a filha pudesse estudar em Palmas, vendendo férias e utilizando o 13º salário para cobrir as despesas iniciais. “Não conseguimos comprar tudo novo, a gente não tinha condição”, lembrou Shirley, emocionada com a história de superação de sua filha.

Apesar de ainda estar em seu início no curso, Sara já parece ter encontrado seu propósito e não esconde a alegria pela oportunidade. A dedicação e os sacrifícios de sua mãe foram um combustível para essa jovem talentosa e determinada. “Eu criei uma menina forte e muito inteligente”, disse Shirley, tomada de orgulho por sua filha.

Com o futuro brilhante à sua frente, Sara de Almeida representa não apenas a busca pessoal por realização, mas também um simbolismo de esperança e mudança para muitas famílias que compartilham histórias semelhantes. Sua determinação e amor pelo bisavô a guiarão em sua jornada como fisioterapeuta, buscando fazer a diferença na vida de outros.

Saiba mais sobre essa e outras histórias impressionantes na região no g1 Tocantins.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes