Brasil, 17 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Sheinbaum considera denúncia em tribunais dos EUA por operações de imigração

Presidente mexicana acompanha caso de morte de trabalhador imigrante durante operação de imigração na Califórnia.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou que sua administração está considerando a possibilidade de protocolar uma queixa formal nos tribunais dos Estados Unidos em resposta a operações de imigração. O caso em questão envolve a morte de um trabalhador mexicano não documentado durante uma dessas operações na Califórnia.

Na semana passada, Jaime Alanis Garcia, um trabalhador de cannabis, faleceu após cair de um telhado enquanto tentava escapar de uma ação da imigração. O incidente ocorreu na Glass House Farms, em Camarillo, onde agentes da imigração realizaram uma operação em busca de imigrantes ilegais. Segundo a família de Garcia, ele sofreu ferimentos graves, incluindo fraturas no crânio e no pescoço, além de um vaso sanguíneo rompido no cérebro, o que resultou em sua morte no hospital.

Por que é importante

As tensões na Califórnia têm aumentado em razão das políticas de imigração do presidente dos EUA, Donald Trump. No mês passado, protestos e agitações irromperam em Los Angeles após operações de deportação realizadas por agentes do Departamento de Imigração e Controle de Fronteiras (ICE). Trump prometeu remover milhões de migrantes como parte da política de deportação em massa do Partido Republicano.

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum durante coletiva de imprensa no Palácio Nacional, Cidade do México, em 2 de abril.

Marco Ugarte/AP Photo

Informações relevantes

Garcia, de 56 anos, faleceu em um hospital no condado de Ventura. Ele tinha sido internado na quinta-feira, e a família informou que seu estado de saúde era crítico devido aos graves ferimentos. Sheinbaum assegurou que o Ministério das Relações Exteriores do México está avaliando as opções legais para a denúncia.

Desde o início do segundo mandato de Trump, em 20 de janeiro, mais de 75 mil pessoas foram deportadas, incluindo quase 69 mil mexicanos. A coalizão Food Chain Workers Alliance, que representa trabalhadores de diversas áreas do sistema alimentar, denunciou que as operações da ICE tornaram-se mais agressivas, ampliando o clima de medo entre os imigrantes.

A voz dos trabalhadores

José Lopez, diretor executivo interino da Food Chain Workers Alliance, declarou: “Os trabalhadores rurais vivem em um estado de medo constante, sem saber se levar seus filhos à creche ou à escola pode ser a última coisa que farão antes de serem apreendidos pela ICE.”

Ele acrescentou que “a ICE está operando com uma ousadia inédita, mirando vendedores de rua, membros da comunidade e qualquer pessoa que seja de cor ou tenha um sotaque. Esses indivíduos se tornaram alvos primordiais.”

Claudia Sheinbaum enfatizou em uma coletiva de imprensa: “Estamos considerando a possibilidade de apresentar uma denúncia porque isso é inaceitável. Não pode haver mais um caso como esse, e é por isso que a queixa precisa ser registrada nos tribunais americanos.”

Esta é uma notícia em desenvolvimento. Atualizações serão fornecidas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes