Brasil, 17 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Instituto de Teologia Malankara é lançado em Trivandrum

Arcebispo destaca importância da nova instituição para a formação de líderes compassivos e construtores de pontes.

Durante sua visita à Índia, o secretário das Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Paul Richard Gallagher, participou do lançamento da pedra fundamental do novo Instituto Teológico Malankara, localizado no Seminário Maior de Santa Maria Malankara, em Trivandrum. A cerimônia, realizada no dia 15 de julho, foi marcada por discursos que enfatizaram a importância do novo centro de formação, que busca cultivar tanto a fé quanto o intelecto.

Um legado a ser mantido vivo

O arcebispo Cleemis Baselios, presente na cerimônia, juntamente com Gallagher, ressaltou que a Igreja Malankar possui “profundas raízes na tradição apostólica” e sempre valorizou a educação e a formação espiritual. Esta nova instituição é vista como um passo essencial para preservar e perpetuar esse legado.

Em diálogo com os desafios da modernidade

O lançamento da pedra fundamental do Instituto de Teologia Malankara é mais do que um ato simbólico; é um compromisso com o futuro, afirmou Gallagher. Ele descreveu o novo espaço como um ambiente onde “as verdades atemporais” da fé serão discutidas em consonância com os desafios contemporâneos. O arcebispo comparou o instituto a um “farol de esperança”, que iluminará o caminho de todos que buscam “verdade e significado”.

A nova instituição se propõe a ser um espaço acolhedor, onde as dúvidas e questões são bem-vindas, e as diferenças são vistas como oportunidades para o crescimento. Com o objetivo de formar líderes compassivos e servidores da humanidade, o Instituto de Teologia Malankara buscará valorizar cada indivíduo, promovendo um ambiente de justiça e misericórdia.

Acender corações e mentes

Encerrando seu discurso, Gallagher expressou otimismo em relação ao impacto que o Instituto de Teologia Malankara terá no futuro. “Espero que este centro seja reconhecido não apenas por seu rigor acadêmico, mas também pelo seu compromisso com a paz e a reconciliação”, afirmou. O arcebispo convocou todos presentes — clérigos, leigos, professores e alunos — a unirem esforços para concretizar essa visão, enfatizando a importância de agir com generosidade, incentivo e oração.

Com essa nova instituição, a Igreja malankar reafirma seu compromisso com a educação e a formação espiritual, estabelecendo um sólido pilar que, certamente, influenciará positivamente a vida de muitos e contribuirá para uma sociedade mais justa e harmoniosa.

O Instituto de Teologia Malankara é, portanto, um passo significativo no fortalecimento da formação espiritual e intelectual de futuros líderes, não apenas da comunidade sírio-malancar, mas de todos que buscam responder aos desafios do mundo moderno com fé e entendimento.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes