Nesta terça-feira, o correspondente do The Daily Show, Jordan Klepper, criticou duramente Donald Trump por suas declarações confusas sobre os arquivos de Jeffrey Epstein. Klepper destacou que o presidente afirmou que os arquivos eram “inventados” por ex-agente do FBI, Barack Obama e Joe Biden, algo considerado improvável por muitos.
Trump contradiz-se ao falar sobre os arquivos de Epstein
Durante uma entrevista, Trump alegou que os arquivos envolvendo Epstein — condenado por abuso sexual — foram “criadas” por figuras democratas, incluindo Barack Obama, Joe Biden e James Comey, ex-diretor do FBI. Klepper ironizou: “Segundo Trump, todo o esquema de criar arquivos falsos foi uma conspiração colossal de democratas que nunca usaram essas informações.”
O comediante observou ainda que o próprio Trump tinha teorizado que Epstein era “um cara terrível”, embora tenha socializado com ele diversas vezes no passado. “Ele estava tão tranquilo antes de soltar essa tese maluca, parecia que nada o abalava”, disse Klepper.
Contradições e reação do público
Após a divulgação de um memorando do Departamento de Justiça que contradizia alegações anteriores, Trump enfrentou críticas de seus apoiadores. O ex-presidente também foi alvo de zombarias por sua reação à prisão de Ghislaine Maxwell, associada de Epstein.
Reações de Trump às acusações de Maxwell
Em um trecho de agosto de 2020, Trump afirmou que desejava “bem” a Maxwell, que foi presa por tráfico sexual. Klepper brincou: “De repente, você deseja coisas boas para ela? Você foi duro com Kristen Stewart por um affair, mas agora deseja o melhor para Maxwell?”
O apresentador também destacou a incoerência na postura de Trump, que minimizou os crimes de Epstein, ao mesmo tempo em que fala sobre os arquivos secretos, reforçando a narrativa de que suas declarações só aumentam o nível de confusão ao redor do caso.
Impacto na percepção pública
As declarações de Trump, agora descreditadas por várias autoridades, refletem a desorganização e a falta de transparência que cercam o caso Epstein. Klepper finalizou sua análise com uma sátira certeira, sugerindo que o plano de criar arquivos falsos e esconder informações parece tão absurdo que somente uma conspiração democrática poderia tê-lo pensado.
Confira mais do monólogo de Klepper nesta terça no The Daily Show, que continua a zombar das afirmações especulativas de Trump sobre um dos casos mais controversos dos últimos anos.
A matéria foi originalmente publicada no HuffPost [https://www.huffpost.com/entry/daily-show-jordan-klepper-trump-epstein-files-democrats_n_6877168de4b05557ffd28f2c].