Usuários do transporte público em Teresina têm expressado insatisfação com as novas coberturas instaladas nas paradas de ônibus. Apesar das reformas em mais de 600 pontos realizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), os passageiros afirmam que a proteção contra o sol é ineficaz, provocando calor excessivo nas estações.
Situação das paradas de ônibus em Teresina
Os relatos sobre o desconforto foram estimulados por entrevistas realizadas pela TV Clube, onde muitos passageiros afirmavam que as coberturas, embora apresentem melhorias em relação à proteção contra a chuva, não conseguem amenizar o efeito do calor. “Ficou melhor por um lado, vai proteger da chuva. Mas não vai proteger do sol”, comentou um usuário, ressaltando a dificuldade de esperar mais de uma hora em condições adversas.
Em resposta às críticas, o diretor de transporte público da Strans, Adriano Barreto, explicou que o material utilizado nas coberturas, o policarbonato, tem a função de inibir os raios ultravioletas, mas que medidas adicionais estão sendo consideradas para melhorar o conforto térmico dos passageiros.
Medidas para melhorar a experiência dos usuários
Barreto anunciou que uma película insulfilm será aplicada sob o material das coberturas para ajudar a refletir os raios solares e tornar a espera mais suportável. “É questão de custo também, porque esses abrigos vão passar por uma reformulação maior, a gente tá fazendo só uma melhoria rápida”, afirmou o diretor.
Além das melhorias nas coberturas, a reforma das paradas inclui ações de limpeza e recuperação geral, como pintura e conserto e melhoria da iluminação. “Lavando, limpando, recolhendo vidros, retirando pessoas em situação de rua que, infelizmente, são recalcitrantes e retornam para aqueles pontos que funcionam como abrigos para eles”, explicou Barreto.
Futuras reformas nas paradas de ônibus
O planejamento para uma “reforma profunda” está em andamento, o que inclui melhorias na estrutura do local, com a promessa de menor uso de vidros e o conserto das portas automáticas. A segurança também será uma prioridade, com a instalação de câmeras em alguns pontos.
No entanto, Barreto ressaltou que não será possível implementar um sistema de climatização completo como o de ar-condicionado. Em vez disso, será utilizado um sistema de exaustores que retirará o ar quente e introduzirá ar fresco nas paradas de ônibus.
As obras visam melhorar não apenas a infraestrutura, mas também a experiência de quem depende do transporte público na cidade. Essas mudanças, embora necessárias, devem ser acompanhadas de perto pelos usuários, que esperam que as promessas se concretizem de forma eficiente e o mais breve possível.
Expectativas dos usuários
Com as reformas em curso, a esperança dos passageiros é que as novas estruturas proporcionem um local mais agradável e seguro para a espera do transporte coletivo. No entanto, enquanto as obras não são finalizadas, muitos continuam a enfrentar os desafios do calor intenso nas paradas.
Os usuários de transporte público de Teresina seguem atentos e esperançosos para que as decisões tomadas pela administração municipal resultem em um desenho mais humano e confortável do transporte, que é essencial para a rotina da população.
As queixas e expectativas são um reflexo da necessidade urgente de atenção às condições do transporte público na capital piauiense, onde todos aguardam por melhorias efetivas que atendam suas necessidades.