Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira que a forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro é “uma vergonha internacional”. Na carta, Trump destacou que conheceu e tratou com Bolsonaro durante seu mandato e condenou o julgamento recente do brasileiro.
Críticas ao julgamento de Bolsonaro
Segundo Trump, o processo envolvendo Bolsonaro “não deveria estar acontecendo” e caracteriza a situação como uma “Caça às Bruxas”. “Esse julgamento não deve continuar. É uma perseguição política que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu o republicano, reforçando sua oposição às ações contra o ex-presidente brasileiro.
Relações passadas e declarações atuais
Na carta, Trump relembrou sua relação com Bolsonaro, afirmando que ambos tiveram uma convivência de respeito e cooperação durante seus mandatos. A declaração reforça a posição de Trump de que o tratamento recebido pelo ex-presidente brasileiro é injusto e politicamente motivado.
Repercussão internacional
Especialistas avaliam que as declarações de Trump podem impactar a percepção internacional sobre o caso de Bolsonaro, além de refletirem a forte ligação entre os dois líderes durante seus governos. A controvérsia adiciona um elemento de complexidade ao cenário político brasileiro e seu relacionamento com os Estados Unidos.
Para mais detalhes, consulte a reportagem completa no G1.