Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

O melhor treino para o seu tipo de personalidade

Encontrar o exercício ideal pode aumentar sua motivação e ajudar a manter a rotina, ao alinhar o treino ao seu perfil psicológico.

Se convencer-se a ir à academia parece uma tarefa árdua, o problema pode não ser a motivação, mas a falta de alinhamento entre o seu estilo de vida e o tipo de exercício. Uma pesquisa de 2025 publicada na revista Frontiers in Psychology revela que escolher atividades físicas compatíveis com a sua personalidade pode transformar a rotina em um prazer, aumentando a adesão e a performance.

Por que personalizar o treino de acordo com a personalidade?

Todos os exercícios trazem benefícios ao nível celular, estimulando neurotransmissores como dopamina, serotonina e endorfina, que melhoram o humor e reduzem sintomas de ansiedade e depressão. No entanto, quando a atividade é prazerosa e se conecta com seu perfil emocional, o efeito psicológico se potencializa ainda mais, favorecendo a manutenção do hábito.

De acordo com um estudo de 2021, a motivação intrínseca — aquela impulsionada por fatores internos como crescimento pessoal, autonomia ou satisfação — exerce maior influência na regularidade dos treinos do que objetivos externos, como emagrecimento ou estética. Portanto, escolher uma rotina que satisfaça seus desejos e necessidades emocionais é crucial para seguir firme.

Personalidade e performance: a relação com o tipo de exercício

Uma análise publicada no British Journal of Sports Medicine mostra que os praticantes que optam por atividades compatíveis com seus traços de personalidade tendem a desempenhar melhor e a persistir na prática mais tempo.

Para os extrovertidos: exercícios sociais e dinâmicos

Extrovertidos, que costumam ser sociáveis e energéticos, prosperam em ambientes onde a interação e o estímulo social estão presentes. Segundo Jenna Willis, treinadora e coach de bem-estar, exercícios que parecem uma saída para uma confraternização são ideais, como aulas de spinning, treinos em grupo, boot-camps e esportes coletivos.

“Eles precisam de competição saudável e energia compartilhada para se motivar,” explica Willis. “Treinos que parecem um encontro com amigos, com músicas animadas e uma boa dose de desafio, mantêm os extrovertidos engajados e ansiosos para repetir.”

Motivação que faz você voltar

Além de queimar calorias, o diferencial do treino alinhado ao seu perfil é o fato de que você vai querer estar lá novamente. Manter o hábito é mais fácil quando a atividade é divertida e estimulante, reforçando o prazer de fazer exercício, não apenas os resultados físicos.

Perspectivas futuras

Pesquisas continuam explorando como o autoconhecimento pode potencializar a rotina de exercícios. Personalizar sua prática ajuda não só na aderência, mas também na melhora dos resultados físicos e psicológicos a longo prazo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes