Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

EUA buscam diálogo com Brasil diante de ameaça de tarifa por Trump

Encarregado de negócios dos EUA no Brasil busca diminuir tensões e organiza missão de senadores brasileiros aos Estados Unidos

O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, procurou parlamentares brasileiros para reduzir a tensão gerada pelas ameaças de tarifa pelo governo de Donald Trump. Segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), Escobar sinalizou abertura ao diálogo e marcou encontros com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Busca por diálogo e preocupação diplomática

Durante a conversa, Randolfe expressou preocupação ao ouvir que um parlamentar brasileiro estaria em contato com a Casa Branca, sem citar explicitamente Eduardo Bolsonaro, que atualmente reside nos Estados Unidos. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro tem discutido com aliados de Donald Trump sobre possíveis retaliações ao Brasil e ao Poder Judiciário.

“O embaixador reportou que um deputado atuava nos EUA e procurou o parlamento brasileiro, pedindo encontro com Motta e Alcolumbre. Ressaltei que a posição desse parlamentar não reflete a do parlamento brasileiro, que é uma instituição democrática, e que isso deveria ser esclarecido pelos presidentes das Casas”, afirmou Randolfe Rodrigues.

Reunições diplomáticas e impacto econômico

Gabriel Escobar também se reuniu com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, na última segunda-feira. O senador destacou os prejuízos já sentidos por produtores brasileiros, em virtude das ameaças de tarifa, e convidou o diplomata para organizar uma missão oficial de senadores brasileiros aos Estados Unidos, prevista para o final de julho.

Missão de senadores aos EUA

O enviado americano confirmou a intenção de baixar a temperatura das negociações. “Vamos realizar uma viagem na última semana de julho, a convite da embaixada, para tentar resolver essa questão. Há um interesse de união entre esquerda, direita e centro pelo bem do Brasil”, afirmou Trad ao GLOBO.

Perspectivas de suavização nas relações

A iniciativa diplomática reflete um esforço dos Estados Unidos de manter um canal de diálogo aberto com o Brasil diante das tensões comerciais e políticas. Especialistas apontam que a retomada do diálogo pode evitar uma escalada de retaliações que prejudicariam ambos os lados, além de fortalecer a relação bilateral em momentos de instabilidade internacional.

O governo brasileiro reforça sua postura de resistência às ameaças econômicas e busca garantir que suas posições sejam representadas de forma clara na diplomacia norte-americana. A missão de senadores brasileiros aos EUA, agendada para o fim de julho, será uma oportunidade de aproximar as posições e institucionalizar o diálogo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes