Santa Catarina deve incrementar em mais de 500 mil metros quadrados sua área em novos condomínios logísticos de alto padrão até o fim de 2025, um desempenho que permitirá ao estado ultrapassar Pernambuco e consolidar-se como o quarto maior mercado de galpões do Brasil, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os dados são da consultoria JLL, que aponta um crescimento acelerado na região.
Crescimento expressivo de galpões em Santa Catarina
Nos últimos doze meses, a área total de galpões no estado avançou cerca de 200 mil metros quadrados, atingindo mais de 1,7 milhão de m², segundo análise da JLL. Somente no segundo trimestre, a expansão foi de 80 mil m², impulsionada principalmente pelo aumento de empreendimentos em cidades como Itajaí.
Itajaí lidera o desenvolvimento logístico fora de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Fora desses três estados, que concentram 70% dos ativos logísticos do país, Itajaí destacou-se com a entrega do maior galpão do Brasil: o Mega Centro Logístico Itajaí, com 44,2 mil m². O aluguel médio nesse empreendimento foi de R$ 30 por m², refletindo o forte movimento de crescimento na região.
Indicadores positivos do mercado catarinense e nacional
A taxa de vacância em Santa Catarina está em 4,5%, abaixo da média nacional de 7,7%. No segundo trimestre, o mercado de galpões também viu uma redução de 0,2 ponto percentual na vacância, segundo balanço da JLL. Além disso, os preços dos aluguéis continuam em alta, com aumento de 4% no trimestre e 16% em um ano.
A absorção líquida — que considera novos contratos de aluguel menos devoluções — atingiu 850 mil m² no período, sendo que 53% desse volume ficou concentrado em São Paulo, que lidera o mercado com a entrega de 650 mil m² de novos empreendimentos apenas no trimestre, incluindo o maior projeto, o Bricklog Guarulhos, com 105 mil m².
Para mais detalhes, confira a matéria completa no Fonte original.