O ex-presidente Barack Obama exortou os democratas a deixarem de se contemplar e reclamar, pedindo que “tirem a cabeça do umbigo” e “se fortaleçam” diante do cenário político atual. A mensagem foi feita durante um evento privado em New Jersey, na sexta-feira, em um momento de alta tensão na política americana, da qual Obama afirmou não estar surpreso com as ações do presidente Donald Trump.
Um apelo à resistência e coragem
Obama destacou que o momento exige mais coragem dos democratas, sobretudo na preparação para as eleições governamentais de novembro, que ocorrem em New Jersey e Virgínia. “É hora de os democratas se fortalecerem, de pararem de lamentar e de agirem com firmeza contra os obstáculos”, afirmou.
Críticas à postura de recuo
O 44º presidente afirmou que não está surpreso com as ações de Trump e criticou a falta de “guardrails” (mecanismos de controle) dentro do Partido Republicano. “Precisamos de menos lamentação e mais ação firme. Não adianta dizer que se preocupa com a liberdade de expressão e ficar quieto quando é difícil defender isso”, acrescentou.
Urgência na formação de lideranças e apoio aos candidatos
Obama também pediu que os democratas não procurem um “salvador” na política, mas apoiem os candidatos que representam a força da legenda atualmente. “Supporte os candidatos que estão concorrendo agora. Eles têm potencial para dar um grande impulso na direção que precisamos seguir”, disse, referindo-se aos nomes de Mikie Sherrill, na administração de Nova Jersey, e Abigail Spanberger, na Virginia.
Sinal de coragem em tempos de autocracia
O ex-presidente alertou ainda que os EUA estão próximos de uma autocracia, citando a postura de Trump sobre imigração e batalhas na Justiça. “Precisamos de coragem, de firmeza para defender nossos valores”, afirmou.
Perspectivas para o futuro político
Na avaliação de Obama, os desafios atuais podem ser um ponto de partida para recolocar os democratas na direção certa. “Este é o momento de agir, de lutar por aquilo em que acreditamos, sem medo e com coragem”, concluiu.
Para saber mais sobre o discurso de Obama e o momento político nos EUA, acesse HuffPost.