O chefe de análise de dados da CNN, Harry Enten, afirmou nesta segunda-feira (24) que os cidadãos americanos têm se revoltado contra o ex-presidente Donald Trump por sua postura sobre imigração. Segundo ele, essa foi uma das melhores questões de Trump, mas virou motivo de rejeição.
Dados revelam queda na aprovação de Trump na imigração
Enten destacou cinco pesquisas feitas entre junho de 2025, que mostram sua aprovação líquida (percentual de aprovação menos de reprovação) ligada a imigração variando de -7% a -27%. Fox News aponta a menor rejeição, enquanto a Gallup registra a maior.
De acordo com ele, esses números representam uma mudança dramática na avaliação pública, de “ruins a totalmente ruins”.
Impactos das políticas de imigração de Trump
Durante o segmento, Enten relembrou como o apoio líquido do ex-presidente com a questão migratória chegou a subir rapidamente em junho de 2025, mas vem despencando desde então. As políticas mais rigorosas, como as recentes operações pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE), aumentaram ainda mais a rejeição.
Rejeição entre eleitores latinos e de móveis
Dados mostram que o apoio de Trump entre os eleitores hispânicos caiu de -2% em fevereiro para -26% em junho de 2025, segundo pesquisa da CBS News/YouGov. “Ele voltou ao patamar do começo do mandato, com uma aprovação bem baixa”, afirmou Enten.
Além disso, a aprovação do ICE, agência encarregada da fiscalização migratória, foi impactada negativamente, caindo de uma média neutra na gestão anterior para -17% em junho.
Consequências para a popularidade de Trump
Enten pontuou que essas rejeições têm efeito direto na avaliação geral do ex-presidente. “A linha de rejeição ao Trump nas questões de imigração e às agências relacionadas pesa na sua aprovação global”, explicou.
A forte atuação contra imigração, incluindo operações com deportações e fiscalização mais rígida, parece ter alienado parte significativa do eleitorado, especialmente entre minorias e jovens eleitores.
Perspectivas para o futuro político de Trump
Segundo o analista, os dados indicam que a mudança de eixo nas políticas de imigração pode prejudicar a imagem de Trump na corrida eleitoral. Resta saber se essa rejeição se consolidará ou se haverá uma reversão em meio às campanhas e debates futuros.
O segmento e os dados apresentados reforçam a ideia de que a questão migratória continuará sendo um tema central na avaliação pública sobre o ex-presidente na temporada eleitoral.