Brasil, 14 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governador de São Paulo se reúne com empresários para discutir tarifaço de Trump

Encontro visa analisar o impacto do tarifaço imposto pelos EUA sobre a economia paulista.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estará se reunindo com 15 empresários paulistas nesta terça-feira (15), às 9h30, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo principal do encontro, organizado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e pelo empresário e ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf, é discutir o impacto do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a partir de 1° de agosto.

Participação da Embaixada dos EUA

De acordo com informações confirmadas, a reunião contará com a participação do encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar. Ele já havia se reunido com Tarcísio na semana passada, em Brasília, o que provocou reações negativas entre bolsonaristas, um grupo que defende que a única saída para uma conciliação com o governo americano seria a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e ao ex-presidente.

Objetivo do encontro

Durante a reunião, o governador tem a intenção de realizar um diagnóstico da situação ao ouvir os empresários e exportadores. Segundo um secretário de Tarcísio, essa ação visa medir o impacto do tarifaço sobre a economia paulista, permitindo que o governador tenha uma posição clara a ser levada às mesas de negociação.

A posição de Tarcísio em ouvir os empresários reflete uma estratégia de separar a questão política dos desafios econômicos. “O governador seguirá o roteiro que traçou. Primeiramente, analisará a situação sob o aspecto pessoal de Bolsonaro e depois sob a missão que lhe foi conferida como governador”, explicou um secretário. Ele ressaltou ainda que São Paulo deverá sentir o maior impacto em comparação a outros estados brasileiros devido à nova taxação.

Controvérsias políticas

Na última segunda-feira, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestou sua insatisfação com a postura de Tarcísio, considerando que a tentativa de negociar uma saída para a taxação de Trump representa um “desrespeito” a ele. Essa declaração reforça a tensão existente entre o atual governo estadual e a base de apoio parlamentar que se alinha ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com um secretário próximo ao governador, essa não será a primeira vez que Tarcísio irá se indispor com os bolsonaristas, indicando que a relação entre o governador e essa ala política pode continuar conturbada enquanto Tarcísio busca alternativas viáveis para o Estado frente aos desafios impostos pelo tarifaço dos Estados Unidos.

Importância da reunião para a economia paulista

O tarifaço anunciado por Trump, se mantido, poderá ter efeitos diretos sobre as exportações brasileiras, especialmente em um dos estados mais industriais do país, como São Paulo. O encontro tem grande relevância para a economia paulista, uma vez que as decisões tomadas poderão determinar a competitividade de diversas indústrias que dependem de relações comerciais com o mercado americano.

Portanto, a expectativa é que, além de ouvir as preocupações dos empresários, Tarcísio busque construir um caminho que possibilite alternativas para mitigar os impactos negativos gerados pela nova taxação, fortalecendo assim a economia local e garantindo um diálogo constante com as forças econômicas do estado.

A reunião será crucial não apenas pela presença de representantes do setor privado, mas também pela participação da embaixada dos EUA, que poderá oferecer insights valiosos sobre as diretrizes que estão sendo tomadas pelo governo americano.

Os desdobramentos desse encontro poderão, portanto, moldar a estratégia do governo de São Paulo em relação à política externa e suas interações comerciais, evidenciando a importância de um posicionamento firme e bem fundamentado frente a questões que impactam diretamente a economia nacional.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes