Brasil, 13 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Petrobras tem primeira mulher na presidência e reforça compromisso com diversidade

A Petrobras anuncia sua primeira presidente mulher e a maior presença feminina na alta administração, promovendo a diversidade de gênero na estatal

A Petrobras anunciou nesta semana uma importante liderança feminina na sua alta gestão: Magda Chambriard assume a presidência da companhia, enquanto Angélica Garcia Cobas Laureano foi nomeada diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade. Com isso, a diretoria da estatal passa a ter cinco mulheres, em uma composição que reflete o compromisso da empresa com diversidade e inclusão.

Maior presença feminina na história da Petrobras

De acordo com a Petrobras, a nova configuração da diretoria evidencia “o compromisso da companhia com a diversidade e a equidade de gênero” e representa o momento em que a liderança da estatal conta com mais mulheres do que homens pela primeira vez. Magda Chambriard, presidente, destacou a importância da mudança: “Estamos comprometidas em ampliar a participação feminina em todos os setores da Petrobras, acreditando que a diversidade torna o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”.

Segundo o estudo “Mulheres em ações”, divulgado pela Bolsa de Valores do Brasil (B3) em setembro de 2024, apenas 6% das 359 empresas listadas possuem três ou mais mulheres na diretoria estatutária. Em 59%, nenhuma mulher ocupa essa posição. Esses números contrastam com a evolução da Petrobras, que reforça sua trajetória de inclusão.

Foco na transição energética

A diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade, criada em abril de 2023, concentra esforços relacionados à mudança de paradigma da estatal para fontes de energia mais limpas. Essa área integra processos de gás e energia, mudanças climáticas, descarbonização e energias renováveis, atuando em colaboração com outras áreas na pesquisa e desenvolvimento de projetos estratégicos.

“Seguiremos investindo fortemente em projetos de descarbonização, na produção de combustíveis mais sustentáveis e na diversificação de fontes de energia renovável. Como líderes na transição energética, reiteramos o compromisso de zerar nossas emissões operacionais, o net zero, até 2050”, afirmou Angélica Laureano, nova diretora da área.

Angélica Laureano conta com vasta experiência na Petrobras, tendo atuado em áreas como Materiais, Abastecimento, Gás e Energia, além de ter presidido a Gaspetro, subsidiária responsável pela gestão de 19 distribuidoras de gás natural. Após sua aposentadoria, trabalhou como consultora em projetos do setor e atualmente preside a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.

A iniciativa reforça o posicionamento da Petrobras em liderar a transição energética no Brasil, alinhada ao compromisso global de sustentabilidade e inovação.

Para mais detalhes, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes