Durante o funeral de Jimmy Carter, realizado na semana passada, houve especulações sobre o conteúdo da conversa entre os ex-presidentes Donald Trump e Barack Obama. Apesar de parecerem bastante amistosos, a verdadeira pauta do diálogo só foi revelada dias depois por Trump, que deu uma entrevista à imprensa, oferecendo uma visão mais descontraída do momento.
O encontro no funeral de Jimmy Carter
Imagens viralizadas mostraram Trump e Obama trocando sorrisos e cumprimentos, levando muitos a acreditarem que se tratava de uma conversa amigável. Trump comentou posteriormente, em sua conta no Twitter, que “pareciam duas pessoas que gostam uma da outra”. Segundo ele, “não percebi o quão amigável parecia na hora” e que “todos nós nos damos bem”.
O segredo da conversa: golf e diplomacia
De acordo com um novo relatório da Axios, baseado em entrevistas pós-eleição, Trump e Obama conversaram bastante durante o evento, sendo o tema principal o golfe. O ex-presidente revelou que convidou Obama para jogar uma partida, oferecendo-lhe detalhes dos seus campos de golfe pelo mundo.
Por que o golfe foi o tema?
Para Trump, o esporte é uma forma de construir relacionamentos e estabelecer uma ponte mesmo com aqueles com quem se diverge em outros aspectos políticos. “Estávamos ali, em um momento de respeito, e acabei falando sobre meus campos de golfe, diante de uma oportunidade de reaproximação”, comentou o antigo mandatário.
Expectativas por uma gravação mais completa
Embora os relatos tenham ajudado a esclarecer o que foi discutido, ainda há um desejo de ouvir o áudio completo da conversa. A ex-vice-presidente Karen Pence afirmou que pode liberar o registro, mas ainda não há previsão oficial para seu vazamento.