A Latam Airlines anunciou um investimento de R$ 40 milhões para renovar a cabine de 37 aviões Airbus A319, um movimento que deve ser concluído até o início de 2027. A iniciativa faz parte do processo de modernização da frota da companhia, que visa oferecer mais conforto e tecnologia aos passageiros.
Renovação dos Airbus A319 traz melhorias internas e tecnológicas
O projeto de retrofit envolve a substituição de assentos, remodelação de espaços para itens pessoais e instalação de novos pontos de conexão para dispositivos eletrônicos, incluindo USB A e USB C. Todas as aeronaves também passarão a contar com Wi-Fi e acesso à plataforma de entretenimento da Latam, garantindo maior conectividade aos viajantes.
Foco na experiência do passageiro
Segundo Jaime Cornejo, gerente de Interior de Cabines, Entretenimento a Bordo e Conectividade do Grupo Latam Airlines, o retrofit reforça o compromisso da companhia em oferecer mais conforto e tecnologia. “A modernização garante uma experiência de voo mais agradável e conectada aos nossos clientes”, afirmou Cornejo.
Aviões de outros modelos passados por melhorias
Além do projeto nos Airbus A319, a Latam investiu US$ 360 milhões na renovação de 24 aeronaves Boeing 787, com previsão de conclusão até o próximo ano. Essas melhorias incluem novos espaços para as classes Premium e econômica.
Impacto na frota e operações
Atualmente, a companhia opera uma frota de cerca de 347 aeronaves, segundo o balanço financeiro do primeiro trimestre de 2025. Os 40 aviões Airbus A319, que passarão pelo retrofit, representam uma parte importante dos modelos mais antigos da empresa, e o restante deverá deixar de operar em breve.
Descontinuação de aeronaves antigas
A Latam informou que as aeronaves que não passarem pelo retrofit devem ser retiradas da operação. “Essas movimentações de recebimentos e devoluções estão em avaliação constante para garantir que a frota seja adequada às nossas necessidades”, afirmou a companhia em comunicado oficial.
Centros de manutenção
A renovação será conduzida nos centros de São Carlos (SP), Lima (Peru) e Santiago (Chile), com previsão de concluir todo o processo até o início de 2027, para atualizar a experiência dos passageiros e manter a competitividade no mercado.
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