Brasil, 16 de julho de 2025
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Ceará alcança o maior índice de alfabetização infantil do Brasil

Ceará é o primeiro estado a ultrapassar 85% de crianças alfabetizadas, segundo dados do MEC de 2024.

O Ceará se destaca mais uma vez no cenário educacional brasileiro, conquistando pela segunda vez consecutiva o título de estado com o maior índice de alfabetização infantil do Brasil. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (11/7) pelo Ministério da Educação (MEC) e revelou que impressionantes 85% das crianças do segundo ano do ensino fundamental estão alfabetizadas, superando a meta nacional de 80% estipulada pelo Indicador Criança Alfabetizada de 2024.

Resultados significativos em alfabetização infantil

O crescimento em relação ao ano anterior, quando o Ceará alcançou 84,5%, marca um avanço contínuo e significativo na educação do estado. Além disso, mais de 50% dos municípios cearenses apresentaram melhorias no percentual de crianças capazes de ler e escrever entre 2023 e 2024. Esses números são um reflexo de políticas educacionais efetivas e do compromisso com a alfabetização de qualidade.

Programa Alfabetização na Idade Certa

Um dos principais responsáveis por esse sucesso é o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), implementado em 2007. O Paic se tornou um modelo de referência nacional devido à sua abordagem colaborativa entre o governo estadual e os municípios. Este programa visa apoiar a educação básica dos alunos da rede pública de ensino até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Apoio técnico e financeiro

Através de formação continuada para professores, assessoria na gestão escolar e fornecimento de materiais didáticos, o Paic tem garantido um suporte integral à educação cearense. O governo do Ceará ainda oferece suporte financeiro, o que tem sido fundamental para a melhoria dos resultados educacionais.

Desafios e comparação com o Brasil

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O programa do MEC tem como objetivo fundamental alfabetizar crianças até o 2º ano do ensino fundamental das redes municipais e estaduais, além de recuperar as aprendizagens que foram prejudicadas durante a pandemia. Até o momento, passaram pela avaliação aproximadamente 2 milhões de estudantes, 42 mil escolas e 5.450 municípios. O compromisso nacional é que até 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas nas redes públicas brasileiras.

Definição de alfabetização

Para serem consideradas alfabetizadas, os estudantes precisam demonstrar habilidades básicas como ler textos simples, localizar informações em um texto, interpretar elementos não verbais em tirinhas e histórias em quadrinhos, e estabelecer conexões entre texto e imagem. Em relação à escrita, eles podem apresentar algumas falhas ortográficas, mas devem ser capazes de produzir textos compreensíveis em contextos do dia a dia.

O caminho para a alfabetização plena no Ceará é um exemplo que pode inspirar outras regiões do Brasil. Com investimentos contínuos e um planejamento educacional eficaz, a esperança é que mais estados sigam o modelo cearense, garantindo que todas as crianças tenham a oportunidade de se tornarem leitores e escritores competentes.

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