Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Arthur Brooks destaca semelhança do caráter missionário de Papa Leo XIV

Autor e cientista social elogia método de Papa Leo XIV de falar com amor e verdade, incentivando os fiéis a seguir seu exemplo missionário

O autor best-seller, professor de Harvard e renomado cientista social Arthur Brooks afirma que o caráter e a abordagem missionária do Papa Leo XIV são modelos que todos os católicos devem seguir. Em entrevista ao programa “EWTN News in Depth”, Brooks destacou a importância de falar a verdade com amor, como método de revitalização da Igreja Católica.

A postura de Papa Leo XIV como inspiração para os fiéis

Durante a entrevista, Brooks ressaltou que a postura do novo Papa, de falar “a verdade em espírito de amor”, oferece esperança para o futuro da Igreja. “Esse método, de falar com amor e verdade, é uma estratégia vencedora, e é isso que todos nós precisamos em nossa caminhada de fé”, afirmou. Para ele, essa atitude traz otimismo quanto à renovação da Igreja Católica.

Questionado sobre o que os fiéis podem fazer para se aproximar mais de sua missão, Brooks disparou: “Precisamos nos perguntar: sou um bom missionário? Meu modo de viver a fé é atrativo? Essas são as perguntas que devemos nos fazer ao sair de casa amanhã.”

De convertido a “missionário secular”

Brooks, que se converteu ao catolicismo aos 16 anos, considera-se um “missionário secular”. Em um artigo recente na The Atlantic, ele afirmou que sua maneira de compartilhar a fé é por meio da escrita, fala e ensino aberto e natural sobre sua fé católica.

Segundo ele, as duas melhores ferramentas para evangelização secular são a amizade e a busca pela excelência. “Seja um bom amigo, trate bem as pessoas e seja alguém em quem elas possam confiar e amar”, recomendou. “E também, seja excelente em tudo que fizer. As pessoas se atraem pela excelência e pelo bom relacionamento.”

Falar com amor e coragem

Ao falar sobre a importância de dizer a verdade com amor, Brooks enfatizou que “é moralmente obrigatório denunciar o que está errado, pelo bem da pessoa”. Mas alertou que essa denúncia só será eficaz se feita com amor. “Se amamos as pessoas com quem discordamos e dialogamos com respeito, podemos convencê-las”, afirmou. “A única maneira de persuadir alguém é com amor.”

Em seu livro de 2023, Build the Life You Want: The Art and Science of Getting Happier, Brooks oferece estratégias práticas para o crescimento emocional e espiritual, que o fizeram alcançar o primeiro lugar na lista de bestsellers do New York Times. Ele também prepara seu próximo lançamento, The Happiness Files, no qual compara a busca pela felicidade ao lançamento de uma startup: deliberada, experimental e orientada por uma missão.

Perspectivas futuras para a Igreja

Brooks acredita que o exemplo de Papa Leo XIV de falar com amor e verdade pode impulsionar uma retomada espiritual na Igreja. Ele reforça que os fiéis devem agir como missionários de maneira natural, atraente e com excelência, para fortalecer a fé e atrair novas gerações.

Para assistir à entrevista completa de Brooks com a “EWTN News in Depth”, acesse o vídeo acima.

Esta visão otimista de Brooks reforça a esperança de que o exemplo de Papa Leo XIV possa inspirar toda a comunidade católica a uma missão de amor, verdade e renovação.

Fonte: Catholic News Agency

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes