A Renault revelou, nesta quinta-feira (10), seu novo SUV de porte médio, o Boreal, que deve chegar às concessionárias brasileiras no final de 2025. O modelo visa disputar espaço entre os preferidos do segmento, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Ford Territory, no mercado nacional de utilitários esportivos.
Renault Boreal: um concorrente de peso no segmento C dos SUVs
O lançamento reforça a estratégia global da marca, que tem no Brasil um mercado de grande importância. O Boreal será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, e exportado para 17 países da América Latina, reforçando a presença da Renault na região.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs representam mais da metade das vendas de veículos no país — 53% em 2025 — consolidando-se como o segmento mais forte. O lançamento do Boreal amplia a linha da Renault, atualmente composta pelo Kardian, voltado ao segmento de entrada, e pelo Duster, no segmento B.
Motorização e desempenho do Renault Boreal
O SUV é equipado com o motor 1.3 turbo de quatro cilindros, conhecido por estar presente no Duster e na picape Oroch. Este propulsor entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, números similares ao do Jeep Compass com o mesmo motor, que oferece 176 cv. O Corolla Cross, por sua vez, mantém a liderança de potência na categoria com seu motor 2.0 aspirado de 177 cv.
O Boreal possui transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas, oferecendo trocas rápidas e maior eficiência na condução. Apesar de o desempenho ainda não ter sido testado oficialmente pelo
Dimensão, espaço interno e tecnologia
Com 4,56 metros de comprimento, o Boreal é maior que o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass, mas fica um pouco menor que o Ford Territory. O entre-eixos de 2,70 metros garante um espaço interno equilibrado, com bom conforto para os ocupantes, embora o Territory ofereça um pouco mais de espaço.
O porta-malas tem capacidade de 522 litros, um dos maiores da categoria, superando até mesmo SUVs de preço semelhante, como o Fiat Fastback. Essa capacidade decorre da plataforma modular RGMP, também usada em outros modelos da Renault.
Equipamentos e tecnologia embarcada
O acabamento interno apresenta detalhes em couro e materiais de toque macio, além de luzes de ambientação em até 48 opções de cores. O painel de instrumentos de 10,1 polegadas, que exibe informações e navegação, se integra à central multimídia com sistema Google Automotive nativo, que permite baixar aplicativos e usar comandos de voz de forma rápida e precisa.
O sistema de som Harman Kardon, com dez alto-falantes, e um pacote de assistências à condução (ADAS), destacam o alto padrão de tecnologia do Boreal. Entre os recursos disponíveis estão piloto automático adaptativo, câmera 360º, sensores de estacionamento, alerta de saída segura e o sistema de manutenção de faixa em situações críticas, que atua correções na direção para evitar riscos de acidentes.
Perspectivas de mercado e próximos passos
O lançamento oficial está previsto para o último trimestre de 2025, com preço ainda não divulgado, embora analistas apostem que o modelo deve ficar na faixa de R$ 180 mil a R$ 220 mil, semelhante aos rivais atuais. A estratégia de preços será decisiva para o sucesso do Boreal, especialmente em um momento em que a Renault enfrenta dificuldades no mercado brasileiro, com posições modestas na liderança de vendas dos SUVs.
Se a marca conseguir oferecer uma combinação de bom custo-benefício, espaço, tecnologia e conteúdo, o Boreal pode conquistar espaço e oferecer uma alternativa competitiva contra modelos tradicionais, como o Compass e o Corolla Cross.
Por ora, a Renault planeja lançar o modelo no final do ano, fortalecendo sua presença no segmento que mais cresce no mercado nacional, mesmo com desafios à frente na busca por maior participação de mercado.
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