A Mattel lançou uma Barbie inédita que representa uma pessoa com diabetes tipo 1, reforçando seu compromisso com a inclusão em sua linha Fashionistas. A boneca, que já está disponível nas lojas, tem acessórios realistas que refletem o equipamento médico usado por quem vive com a condição, como monitor de glicose contínuo (CGM) e bomba de insulina.
Detalhes que fazem a diferença na nova Barbie com diabetes tipo 1
Vestida com uma roupa azul com estampa de bolinhas, a boneca usa um monitor de glicose no braço, acompanha um celular com aplicativo e possui uma bolsa azul para transportar medicamentos ou lanchinhos. Segundo a Mattel, a cor e o design simbolizam a conscientização sobre o diabetes.
“A visibilidade importa para quem enfrenta o diabetes tipo 1”, afirmou Emily Mazreku, diretora de estratégia de marketing da Breakthrough T1D, parceira da Mattel na criação. Ela, que também vive com a condição, acrescentou que “ter Barbie ajudando o mundo a enxergar T1D e as pessoas incríveis que vivem com ela significa muito”.
Compromisso da Mattel com diversidade
A nova Barbie faz parte do esforço da marca para ampliar a representatividade em sua linha Fashionistas, que já inclui Barbies com diferentes tons de pele, cabelos, deficiências e tipos corporais. Em 2023, a Mattel também lançou sua primeira boneca com síndrome de Down, marcando seu avanço na inclusão.
Dados sobre o diabetes nos Estados Unidos
De acordo com o CDC, em 2021, aproximadamente 38,4 milhões de americanos, o equivalente a 11,6% da população, tinham diabetes. Destes, cerca de 2 milhões tinham diabetes tipo 1, incluindo 304 mil crianças e adolescentes menores de 20 anos.
Impacto, conscientização e advocacy
A boneca foi apresentada durante o Congresso Infantil da Breakthrough T1D, realizado em Washington, D.C., onde a organização também reforça a importância da pesquisa e do financiamento do programa que apóia o tratamento do diabetes tipo 1, atualmente em risco de expiração em setembro.
Segundo especialistas, a iniciativa da Mattel pode promover maior empatia, conscientização e inclusão, além de inspirar crianças com diabetes a se reconhecerem na personagem, promovendo autoestima e representatividade.
Para mais informações, acesse o site oficial da Mattel.