No Distrito Federal, a história dos irmãos gêmeos Tiago Felipe e José Pedro Travassos, de 17 anos, vem chamando a atenção. Eles foram selecionados, em 1º e 2º lugar, para um intercâmbio no Reino Unido, através do programa Pontes Para o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação. O anúncio da aprovaçã ocorreu em um dia especial: 27 de junho, coincidentemente o aniversário deles.
Uma oportunidade única no exterior
O programa tem como objetivo selecionar 100 estudantes da rede pública da região, proporcionando uma experiência de 17 semanas de aprendizado em um país estrangeiro. Tiago e José, que são alunos do Centro Educacional 6 de Ceilândia, se destacaram não apenas pelas notas, mas também pela grande dedicação ao aprendizado da língua inglesa.
Com habilidades que foram desenvolvidas assistindo a séries e jogando videogames, os irmãos conseguiram, em um curto espaço de tempo, aprender inglês e ser aprovados em um curso do Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia (CILC). O curso, que normalmente tem duração de cinco anos, foi concluído por eles em apenas um ano e meio.
Os méritos do aprendizado autodidata
A técnica que usaram foi algo bastante interessante e que pode ser inspirador para muitos. “Vendo alguns vídeos com a legenda automática, que não é tão boa assim e comete bastante erros, a gente foi começando a associar, sem nem perceber, uma palavra com a outra, do português da legenda, com o inglês do vídeo mesmo”, explicam os jovens. Essa abordagem mostra que o aprendizado pode acontecer de maneiras diversas, especialmente quando se alia diversão e estudo.
Sonhos que se tornam realidade
Os sonhos dos irmãos vão além do intercâmbio. Ambos têm uma lista de aspirações profissionais que inclui desde ser astronauta até diplomata. “Muita coisa”, diz José Pedro, e Tiago Felipe complementa, “a maioria, as mesmas que ele falou”. Essas aspirações dão um toque pessoal à história e nos lembram que, para muitos jovens, o futuro é um campo fértil para os sonhos mais ousados.
O papel da escola no processo
A aprovação dos gêmeos no programa acontece graças ao incentivo de uma professora do centro educacional onde estudam. “Ela mandou o edital e falou que a gente tinha que se inscrever. Ela obrigou a gente”, revelam. Este tipo de apoio é fundamental para que alunos possam vislumbrar possibilidades que, sozinhos, talvez não conseguissem imaginar.
A mudança de vida e o apoio do governo
Os irmãos se mostram surpresos com a magnitude da conquista. “A gente ainda não entendeu muito bem, a gravidade do que aconteceu”, afirma José Pedro. O governo do Distrito Federal (GDF) está investindo cerca de R$ 100 mil por estudante selecionado, cobrindo passagens e despesas durante a estadia no Reino Unido. Essa iniciativa mostra um comprometimento com a educação e o futuro dos jovens que muitas vezes enfrentam desafios para ter acesso a oportunidades semelhantes.
Preparando-se para a nova aventura
“Vamos levar saudade daqui, e vamos voltar com histórias e lembranças”, afirmam os irmãos com um misto de emoção e expectativa. A jornada que se inicia é a promessa de muitas experiências e desafios que certamente contribuirão para o crescimento pessoal e acadêmico deles.
A história de Tiago Felipe e José Pedro é um exemplo inspirador para muitos jovens brasileiros. Com determinação, apoio e vontade de aprender, é possível transformar sonhos em realidade. Eles são a prova de que às vezes, a combinação de interesses e tecnologia pode abrir portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades.
Além do mais, essas experiências não são apenas individuais, mas refletem uma mudança cultural e educativa que pode beneficiar a sociedade como um todo. Ao investir na educação de seus jovens, o governo do Distrito Federal não está apenas contribuindo para o desenvolvimento pessoal desses estudantes, mas também para o fortalecimento de um futuro mais inclusivo e consciente.