Brasil, 9 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Zinho revela decepção com clubes brasileiros no Mundial

Ex-jogador expressa frustração após eliminações de equipes brasileiras na competição.

Os clubes brasileiros deram adeus ao Mundial de Clubes. O último a se despedir da competição foi o Fluminense, superado pelo Chelsea na fase semifinal. Apesar do bom desempenho geral e de atuações que repercutiram ao redor do mundo, os times da elite do futebol do Brasil deixaram um sentimento de frustração em Zinho, ex-jogador tetracampeão do mundo com a seleção brasileira em 1994 e hoje comentarista esportivo.

Uma análise das eliminações no Mundial de Clubes

Zinho avaliou as eliminações das equipes brasileiras: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Para ele, apenas o Glorioso teve uma queda que poderia ser compreendida, enquanto Flamengo, Palmeiras e Fluminense deixaram a impressão de que poderiam ter ido mais longe na competição. Durante o programa “Equipe F”, da ESPN, o comentarista expressou seu descontentamento com os desempenhos.

“Fico um pouquinho frustrado. Tirando o Flamengo, que caiu para o Bayern. Mas, mesmo assim, pela maneira que saiu, eu tenho as minhas ressalvas. O Bayern está no bloco dos principais times europeus junto com Manchester City, Real Madrid e PSG. Para mim, esses eram os 4 favoritos. O Flamengo caiu para um dos favoritos, mas proporcionando situações no jogo que fizeram o poderio do Bayern aparecer e ganhar”, disse Zinho, levantando pontos cruciais sobre a performance do time carioca.

O ex-jogador também comentou sobre as quedas do Palmeiras e do Fluminense: “Mas Palmeiras e Fluminense caíram para uma equipe que é muito boa (Chelsea), mas não é do primeiro escalão. Eu fico um pouquinho com essa frustração de que dava para encarar melhor. Teve também o lance do pênalti, que pra mim foi pênalti para o Fluminense. Todos os elogios ao Fluminense, mas o Fluminense não repetiu a atuação que teve contra Borussia Dortmund e Inter de Milão”, completou Zinho, destacando a expectativa que ele tinha dos clubes brasileiros na competição.

Chelsea, o algoz dos clubes brasileiros

Embora o Chelsea não seja considerado por Zinho um clube de primeiro escalão, foi o time que eliminou o Fluminense e, consequentemente, se tornou o maior carrasco da história do Brasil no Mundial de Clubes, acumulando três triunfos sobre equipes brasileiras. Nesta edição, os Blues eliminaram dois representantes do Brasil: o Palmeiras, nas quartas de final, e o Fluminense, na semifinal.

A única vez que um brasileiro conseguiu vencer o Chelsea em um Mundial de Clubes foi em 2012, quando o Corinthians saiu vitorioso na decisão do torneio em Yokohama, no Japão, por 1 a 0. Neste evento, o futebol brasileiro também teve o Flamengo como seu representante, que derrotou o Chelsea por 3 a 1 na fase de grupos desta competição.

Expectativa para o futuro

As eliminações de Flamengo, Palmeiras e Fluminense geraram debates apaixonados entre torcedores e especialistas do futebol. A frustração de Zinho ecoa entre os apaixonados pelo esporte no Brasil, que esperavam mais dos seus times na competição interclubes. O ex-jogador ressaltou a necessidade de aprender e evoluir a partir dos erros cometidos, em busca de um desempenho mais satisfatório em futuras edições do torneio.

Os desafios impostos por times europeus cada vez mais fortes não devem ser subestimados, mas também indicam uma oportunidade para que o futebol brasileiro se reestruture e busque se fortalecer para retomar seu lugar de destaque no cenário mundial. Com essa análise, fica a esperança de que, no futuro, os clubes deixem um legado diferente sob a perspectiva dos torcedores e, principalmente, dos grandes nomes que representam o país fora de seus gramados.

Com esse cenário, o futebol brasileiro precisa, mais do que nunca, se reinventar para voltar a ser um protagonista nos grandes palcos internacionais. Enquanto isso, a reflexão sobre as performances no Mundial de Clubes continuará a ser um tema presente no dia a dia dos apaixonados pela bola.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes