Na descida do santuário de Covadonga, na Espanha, mais de 1.700 jovens católicos de 28 países se reuniram recentemente para a segunda edição da Marian Eucharistic Youth Day (JEMJ), com a firme proposta de empreender uma nova “reconquista”: a conquista dos corações.
Jovens vivem intensa experiência de fé em Covadonga
Sob o tema “Eu vos darei um coração novo”, os participantes participaram de missas, adoração à Eucaristia, palestras, oficinas e momentos catequéticos, em uma atmosfera marcada pela esperança e pela alegria de uma geração que não abandona sua fé.

O evento, que se tornou um destaque nas atividades de verão católicas na Espanha, tem como centro a Virgem Maria e a Eucaristia. A irmã Beatriz Liaño, da ordem das Servas da Mãe de Deus, relatou uma ocasião especial durante a adoração, quando a multidão quis permanecer diante do Santíssimo Sacramento:
“Havia tantos jovens querendo adorar o Santíssimo que os padres decidiram também expor o Sacramento na esplanada, para que todos pudessem participar.”
JEMJ reforça a missão de evangelizar e consolidar a fé entre os jovens
O movimento En Marcha, responsável por promover a iniciativa, contou com a colaboração das Servas da Mãe de Deus e de mais de 200 voluntários que atuaram na organização. Para irmã Beatriz, o JEMJ é mais que um simples evento juvenil: “É um presente da Virgem Maria ao seu Filho, Jesus. Acredito que o coração da Mãe chamou esses jovens para uma experiência pessoal com Cristo presente na Eucaristia, capaz de transformar vidas.”
Na cerimônia de abertura, celebrada pelo bispo Juan Carlos Elizalde, de Vitoria, Espanha, o prelado destacou a busca do jovem por felicidade e esperança:
“Vocês estão em peregrinação, porque recusam-se a vegetarem. Deixam suas casas em busca da felicidade: um coração novo, uma vida plena.”

Ele também exortou os jovens a interpretarem o que Deus lhes “grita”: “Todos somos chamados, ninguém fica sem vocação. Deus chama por nome. Não é pela vida religiosa ou sacerdotal, mas por uma felicidade plena, por um coração novo.”
Reconquistar o que é valioso
No encerramento, o arcebispo Jesús Sanz Montes, de Oviedo, recordou as palavras do Papa Bento XVI no Dia Mundial da Juventude de 2005, em Colônia: “Vendo esses jovens tão sãos, esperançosos, a Igreja está viva e jovem.”
Para Sanz, subir até Covadonga é visitar um local especialmente abençoado, berço de uma nação cristã, onde Maria é fonte de esperança. Em sua homilia no domingo, 6 de julho, ele incentivou os jovens a “reconquistar o que vale a pena”, ou seja, tudo aquilo que glorifica a Deus e promove a fraternidade em Jesus. Também alertou contra a pornografia, considerada uma “enganosa” que destrói a alma e perverte o olhar.

Relíquia de Carlo Acutis guia os jovens
Durante os três dias de evento, os participantes tiveram oportunidade de venerar a relíquia do coração de Carlo Acutis, próximo “santo milenar” que demonstra que a santidade é possível para todos. Antes do início da JEMJ, um vídeo com a mãe de Carlo, Antonia Salzano, foi exibido, revelando o segredo do jovem para alcançar a santidade: “Ir à missa todos os dias, fazer adoração diária, ler a Escritura, e, sobretudo, rezar o terço, que são exorcismos para nós mesmos.”
Carlos Leret, delegado da Associação Amigos de Carlo Acutis, comentou que Acutis é um “santo comum, que desafia à santidade” e destacou que os jovens “gostam de ser desafiados”.

Friar Marco Gaballo, responsável pelo santuário de Assis, na Itália, também esteve presente e expressou a sua gratidão pela acolhida à relíquia, considerada uma fonte de inspiração, assim como os exemplos de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, ambos canonizados em 7 de setembro.
Por fim, os “santos protetores” do evento foram os 11 “Mártires de Damasco”: oito frades franciscanos e três leigos mortos em 1860, que receberam a Eucaristia como força para suportar o martírio.
“Aproveitar a juventude ao máximo”
Nuria Leal, jovem de Valência, destacou a responsabilidade e a graça de representar o evento: “É uma experiência que Deus usa para tocar o coração. Cada palestra, oração ou oficina serve para isso.”

Ela afirmou que o evento renovou sua fé e o seu maior desejo: “Mostrar a Jesus presente na Eucaristia e a Virgem nos exclamativos de esperança, como nossa mãe.”
Musical “Uma Santa Famosa” celebra Brother Clare Crockett
No dia 4 de julho, foi apresentado o musical “Uma Santa Famosa”, inspirado na vida de Irmã Clare Crockett, que morreu em um terremoto no Equador em 2016. A peça, produzida pelo projeto YouTube Catholic Stuff, faz uso de humor, ideias profundas e doutrina sólida para evangelizar a juventude.
A atriz Ana, que atuou no espetáculo, contou sobre a sua esperança de que o musical seja um sucesso e ressaltou o exemplo de Crockett, que incentivou a buscar a vocação mesmo com dificuldades e o desejo de ser “famosa” para Deus.

Ela destacou a importância de perguntar a Deus qual a sua vontade e como Crockett, mesmo encarando dificuldades, buscava sempre dar tudo por almas, exemplo que inspira a vida de fé.
Maria, sempre presente na proteção dos jovens
Mateo Gratacós, voluntário de 18 anos, reforçou a força da presença de Maria, sua mãe espiritual, e recordou que “ela cuida de nós de forma poderosa”. Para ele, Covadonga é um lugar de fé que mostra que o amor à Mamãe do Céu é vivo na juventude.

Este relato demonstra que, apesar das críticas, muitos jovens continuam a acreditar no poder da fé em Maria e na força da Eucaristia para uma transformação profunda na vida.
Esta matéria foi originalmente publicada pela ACI Prensa, parceiro de notícias em espanhol da CNA. Foi traduzida e adaptada por CNA.