No primeiro semestre de 2025, o sistema de transporte público em Campinas enfrentou um período tumultuado, com um aumento significativo no número de multas aplicadas às empresas de ônibus. De acordo com os dados apresentados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), mais de 22 mil autuações foram registradas entre janeiro e junho deste ano, superando as 20.463 multas do ano anterior, o que demonstra um crescimento de 8% na comparação anual. Este fenômeno expõe não só a deficiência dos serviços, mas também a crescente insatisfação dos usuários.
O panorama das multas e as principais queixas
Desde 2021, as multas relacionadas ao transporte coletivo na cidade somam impressionantes R$ 33 milhões. Fabiana Silva, uma diarista que depende do transporte público, expressa sua frustração ao comentar sobre a frequência e a lotação dos ônibus. “Se durante a semana já é ruim, imagina no final de semana. Eles falam que é de 40 em 40 minutos, mas só vem em uma hora. Eu fico a eternidade esperando. E vai igual sardinha, lotado, lotado, lotado”, desabafa.
Além da insatisfação dos passageiros, a Emdec tem intensificado as fiscalizações diárias nos pontos de ônibus e nos terminais, visando verificar o cumprimento dos horários e itinerários das linhas. O presidente da Emdec, Vinícius Riverete, reconhece que a situação do transporte público em Campinas se agravou em 2025. Ele atribui parte do problema ao envelhecimento da frota, ressaltando a urgência de uma nova licitação que possa revitalizar o sistema. “Muitas quebras, veículos muito antigos ainda aqui na nossa cidade, por isso a necessidade e a importância da licitação do transporte público”, explica Riverete.
A espera pela nova licitação
A nova licitação do transporte público de Campinas é uma expectativa que se arrasta há anos. Inicialmente prevista para março de 2016, o processo se tornou uma verdadeira “novela”. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) considerou irregular a concorrência feita em 2005, o que resultou na anulação do contrato. Após diversas tentativas frustradas de lançamento do edital, a prefeitura finalmente conseguiu retomar o processo em dezembro de 2022, mas com muitos desafios pela frente.
Em março de 2023, a licitação foi interrompida novamente devido a contestações de entidades do setor, levando a uma nova reformulação do edital. Esta reformulação foi concluída em julho de 2023, mas a primeira tentativa de licitação ocorreu em setembro do mesmo ano, sendo declarada deserta após nenhuma empresa apresentar proposta. Em resposta, a prefeitura iniciou um novo ciclo de consultas públicas, ouvindo as contribuições da população e estabelecendo um cronograma para um novo edital.
Expectativas para o futuro do transporte público
Com a nova licitação prevista para contemplar dois lotes do sistema de transporte, que abarcarão diversas regiões da cidade, a expectativa é de que a renovação da frota traga melhorias significativas na qualidade dos serviços oferecidos. Os novos veículos contarão com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB e sistemas de monitoramento. O prazo de concessão será de 15 anos, com um investimento estimado em mais de R$ 12 bilhões para a operação e modernização dos serviços.
O processo de consolidação do edital está em fase final, e a divulgação da minuta, que recebeu 1.130 contribuições da população, aponta que a participação da comunidade é vista como fundamental para o sucesso da nova licitação. As empresas terão 45 dias para apresentar suas propostas a partir da publicação do edital, um passo crucial para a melhoria do sistema de transporte coletivo em Campinas.
A realidade enfrentada pelos usuários diariamente, como a superlotação e a falta de pontualidade, exige um olhar atento das autoridades e um compromisso real para transformar a experiência do passageiro. Para que Campinas tenha um transporte público eficiente, será necessária não apenas a modernização da frota, mas também um planejamento que atenda às demandas dos cidadãos. O futuro do transporte público na cidade permanece incerto, mas a esperança é de que as mudanças venham a contribuir para uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável.