Austin Baron, com apenas 19 anos, combina seus estudos, participação em reality show e ações voluntárias para ajudar a combater a fome mundial. O jovem, que está na sua segunda temporada de “American Ninja Warrior”, usa sua plataforma para arrecadar recursos por meio de sua organização sem fins lucrativos, Knot Perfect, criada para alimentar famílias carentes em diversas regiões do globo.
De um voluntário a ativista global
Baron descobriu sua vocação para ajudar aos 12 anos ao participar de uma iniciativa na Paróquia de Santa Terezinha, na Virgínia. Lá, envolveu-se na doação de refeições para a campanha You(th) vs. Hunger, da Cross Catholic Outreach, e ficou com uma percepção forte do impacto de cada ação de solidariedade.
“Percebi que um bilhão de pessoas vão dormir com fome todas as noites”, explicou Baron à CNA. “As refeições que preparava eram o único alimento de alguém. Isso me motivou a criar uma maneira de ajudar mais pessoas, arrecadando doações para produzir mais refeições.”
Para estimular doações, o adolescente passou a doar brinquedos de cachorro feitos por ele mesmo, confeccionados à mão, como forma de incentivar a participação, além de arrecadar fundos. Desde então, produziu mais de 1.500 brinquedos, que também se tornaram símbolo de sua iniciativa.

Transformando paixão em ação social
Com o avanço da pandemia, ficou mais difícil arrecadar doações em dinheiro. Aos 16 anos, com o apoio de seus familiares, Baron transformou seu projeto em uma organização formal, a Knot Perfect, que aceita doações online. O nome reflete tanto os brinquedos de nós que ele faz quanto o mundo imperfeito de desigualdade e fome.
“American Ninja Warrior” como plataforma de esperança
Durante uma experiência de escalada na costa do Atlântico, Baron foi inspirado a buscar novos desafios, o que o levou a acompanhar o programa “American Ninja Warrior”. Fascinado pelo esporte e pela comunidade de atletas, decidiu treinar para participar do reality show, que desafia competidores a superar obstáculos de alta dificuldade.
“Fiquei encantado com o clima de apoio entre os participantes, mesmo na disputa”, contou Baron. “Depois, um amigo sugeriu que eu me inscrevesse, e, graças à benção de Deus, consegui uma oportunidade de representar minha causa na TV.”

Após ser aceito na temporada 15, Baron participou em 2023 e chegou às semifinais, contribuindo diretamente para a arrecadação de mais de 40 mil refeições. Agora, na temporada 17, que ocorre em Las Vegas, ele avançou para a semifinal de 14 de julho, usando a camiseta com a frase “Ninja Fighting Hunger” para divulgar sua missão.
Compromisso com o combate à fome
Baron afirma que seu principal objetivo é usar o programa como uma plataforma para combater a fome global. “Meu foco ao estar na TV é promover a solidariedade e a conscientização sobre o problema de um bilhão de pessoas que passam a noite sem comer”, afirmou. “Estamos tentando alcançar a marca de 1 milhão de refeições doando e organizando eventos de arrecadação na Virgínia do Norte, em comemoração aos 10 anos do Knot Perfect.”
Com o apoio de doações de apenas 10 dólares, é possível alimentar 30 pessoas, e isso motiva o jovem a continuar sua luta enquanto cursa análise de negócios na universidade. Pela sua dedicação, ele recebeu dois prêmios de incentivo financeiro, no valor total de US$ 1.650, além de ter sido eleito Jovem do Ano na Virgínia pela Knights of Columbus em 2024.
“Tudo que faço é com a orientação de Deus”, ressalta Baron. “Sei que sou instrumento das mãos de Cristo, e isso me dá força para seguir ajudando mais pessoas.”