Brasil, 8 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Investidores imobiliários dominam mercado de casas nos EUA

Investidores estão comprando uma parte maior do mercado imobiliário dos EUA, enquanto compradores tradicionais enfrentam dificuldades financeiras.

Os investidores imobiliários estão adquirindo uma fatia crescente do mercado de residências nos Estados Unidos, com 27% de todas as casas vendidas no primeiro trimestre do ano sendo compradas por esses investidores. Este número, o mais alto em pelo menos cinco anos, segundo um relatório da BatchData, é um sinal do impacto que os preços elevados e os custos de financiamento estão tendo sobre os compradores tradicionais.

Cenário atual do mercado imobiliário

Entre 2020 e 2023, a participação de imóveis adquiridos por investidores foi de uma média de 18,5%. No primeiro trimestre de 2024, os investidores compraram 265.000 propriedades, um aumento de 1,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Contudo, o aumento na participação dos investidores reflete mais a desaceleração do mercado em relação ao aumento de compras por parte deste grupo de investidores, já que os compradores tradicionais enfrentam desafios financeiros crescentes.

Desafios para os compradores tradicionais

Desde o início de 2022, quando as taxas de juros das hipotecas começaram a subir a partir de mínimos históricos durante a pandemia, o mercado imobiliário dos EUA entrou em um período de baixa. As vendas de imóveis caíram para os níveis mais baixos em quase 30 anos. Esse cenário se manteve em 2024, já que muitos compradores em potencial estão hesitando devido às altas taxas de hipoteca e à continuidade do aumento dos preços das casas, embora a um ritmo mais lento.

Impacto sobre o inventário de imóveis

Com a desaceleração das vendas, os imóveis estão levando mais tempo para serem vendidos, resultando em um aumento significativo no inventário disponível no mercado. Estoques mais altos beneficiam os investidores e outros compradores que podem pagar em dinheiro ou utilizar ganhos de patrimônio para evitar as taxas de juros elevadas. “À medida que os compradores tradicionais lutam com a acessibilidade, os investidores com vantagens de liquidez e financiamento estão entrando para manter o volume de transações”, afirma o relatório da BatchData.

O perfil dos investidores

De acordo com a BatchData, os investidores representaram 1,2 milhão de aquisições de imóveis no ano de 2024, um crescimento em relação à média de 1,1 milhão de imóveis por ano desde 2020. Apesar desse aumento, as casas de propriedade de investidores representam cerca de 20% dos 86 milhões de imóveis unifamiliares do país. Destes, 85% das propriedades residenciais estão nas mãos de pequenos investidores, que possuem entre 1 e 5 imóveis. Aqueles com entre 6 e 10 propriedades representam 5% do total. Por outro lado, investidores institucionais que possuem 1.000 ou mais imóveis são apenas 2,2% de todas as residências de investidores.

Tendências de compra de investidores institucionais

No entanto, as maiores empresas do setor, que costumam dominar as compras de imóveis, estão reduzindo suas aquisições. Seis das oito maiores companhias que possuem e alugam casas unifamiliares, como Invitation Homes e American Homes 4 Rent, venderam mais imóveis no segundo trimestre de 2024 do que compraram, de acordo com dados da Parci Labs. Isso sugere que, apesar do aumento na participação de investidores, o futuro do investimento institucional no setor pode ser menos promissor.

Enquanto isso, o mercado continua a evoluir, e o papel dos investidores pode ter implicações significativas para o futuro dos compradores tradicionais nos Estados Unidos, à medida que as condições econômicas continuam a provocar incertezas no setor imobiliário.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes