O governo brasileiro anunciou um projeto de ferrovia que atravessará os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até alcançar a fronteira com o Peru. A iniciativa tem como objetivo conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico, facilitando o transporte de cargas entre os dois oceanos, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (8).
Detalhes do projeto e rota prevista da ferrovia
A linha ferroviária está planejada para passar por diversos estados brasileiros, culminando na fronteira peruana, onde a linha chegará até o porto de Chancay. Este porto, inaugurado em 2024 com financiamento chinês, faz parte da iniciativa “Cinturão e Rota”, conhecida como a “Nova Rota da Seda”. O projeto é uma das maiores realizações de infraestrutura apoiadas pela China na América do Sul.
A previsão é que a ferrovia possa melhorar significativamente a logística de exportação e importação, reduzindo custos e tempos de transporte para produtos brasileiros de commodities e manufaturados.
Implicações econômicas e geopolíticas
Segundo analistas, a conexão entre os portos de Chancay e os estados brasileiros pode impulsionar o comércio bilateral e fortalecer os laços com a China, principal investidora na infraestrutura da região. A iniciativa também reforça a estratégia do Brasil de integrar suas regiões às rotas comerciais globais.
O projeto ainda está em fase de estudos e parcerias, mas já sinaliza uma forte intenção de ampliar o papel do país na cadeia de transporte internacional via redes ferroviárias e portuárias.
Perspectivas futuras
Autoridades brasileiras afirmam que a ferrovia poderá ligar o interior do Brasil ao Pacífico até 2030, dependendo da liberação de recursos e das aprovações regulatórias. Essa iniciativa promete impulsionar o desenvolvimento regional e a interação econômica entre os países do continente.
Para mais detalhes, confira a reportagem no G1.