Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Luto e solidariedade após tragédia de enchente no Texas

Cresce o apoio de líderes religiosos e autoridades aos afetados pela enchente que deixou 94 mortos na Texas Hill Country

Após as severas enchentes na Texas Hill Country neste fim de semana, líderes católicos e autoridades estaduais continuam a expressar solidariedade às vítimas. O número de mortos chegou a 94 nesta segunda-feira, com 27 meninas perdidas no Acampamento Mystic, que foi destruído pelas águas, além de outras 10 jovens e uma conselheira ainda desaparecidas.

Comunidade se une em memória e esperança diante da tragédia

No domingo, a Igreja Católica Notre Dame, em Kerrville, realizou uma missa memorial pelos mortos, enquanto o arcebispo de San Antonio, Gustavo Garcia-Siller, afirmou que “a Igreja escuta o clamor de todos os que sofrem, e esse clamor não cai em ouvidos surdos”.

Fiéis rezam na missa de homenagem às vítimas das enchentes no Texas Hill Country, na Notre Dame Catholic Church, Kerrville, Texas, em 6 de julho de 2025. Crédito: Sophie Abuzeid
Fiéis rezam na missa de homenagem às vítimas das enchentes no Texas Hill Country, na Notre Dame Catholic Church, Kerrville, Texas, em 6 de julho de 2025. Crédito: Sophie Abuzeid

Siller afirmou que “dor, tristeza e morte não terão a última palavra”; ao contrário, “a bondade, a verdade, o amor e o cuidado persistem, e a esperança nunca morre”. A missa também marcou a instalação do novo pároco, Padre Scott Janysek.

Parceria e fé na recuperação diante do desastre

No culto, Janysek destacou a união de toda a Igreja, independentemente da denominação, reforçando que “não há fronteiras neste momento de crise”. Ele questionou a assembleia: “O que significa ser católico?”

Responda-se imediatamente: “Universal!”

Pessoas rezam durante a missa em homenagem às vítimas das enchentes em Kerrville, Texas, em 6 de julho de 2025. Crédito: Sophie Abuzeid
Pessoas rezam durante a missa em homenagem às vítimas das enchentes em Kerrville, Texas, em 6 de julho de 2025. Crédito: Sophie Abuzeid

Janysek também lembrou das duas jovens que morreram ao se afogarem, ambas ex-alunas da Escola Católica St. Rita, em Dallas, que foram encontradas com as mãos dadas a 15 milhas do local onde estavam hospedadas, reforçando a conexão da Igreja com todas as comunidades afetadas no estado. “Somos uma só comunidade, conectados por meio da fé e do amor”, afirmou.

Autoridades reforçam oração e esperança

O arcebispo de Galveston-Houston, Joe S. Vasquez, divulgou uma nota na qual dedica orações às vítimas, suas famílias e aos socorristas, pedindo proteção divina e a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Igreja Católica St. Peter, em Boerne, Texas, organiza ajuda às vítimas das enchentes. Crédito: Amira Abuzeid/CNA
Igreja Católica St. Peter, em Boerne, Texas, organiza ajuda às vítimas das enchentes. Crédito: Amira Abuzeid/CNA

O padre Norm Ermis, da Igreja de St. Peter em Boerne, afirmou que o paradeiro das vítimas será esclarecido na semana e que a comunidade espera poder ajudar com recursos e apoio. Ele também compartilhou sua dor por ter perdido familiares e amigos na tragédia, refletindo o sentimento de toda a região.

Na sequência, a governadora do Texas, Greg Abbott, declarou o dia 6 de julho como dia de oração pelo descanso das vítimas. O governador Donald Trump, por sua vez, declarou Kerr County uma área de desastre federal e a Casa Branca enviou uma mensagem de esperança, citando o Salmo 34:18: “O Senhor está perto dos que têm o coração partido, salva os de espírito esmagado.”

Este episódio na Texas Hill Country reforça a força da fé e a solidariedade que unem comunidades em momentos de grande adversidade.

Amira Abuzeid é editora sênior na Catholic News Agency.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes