Após a surpreendente absolvição de Sean “Diddy” Combs em um julgamento federal por conspiracy de tráfico sexual, os jurados envolvidos no caso têm recebido forte repercussão pública. Especialmente após um dos jurados, que pediu para permanecer anônimo, afirmar que a decisão foi feita exclusivamente com base nas provas e na lei, e não por influência da notoriedade do rapper.
Jurados contestam críticas à influência do crédito de fama
Em entrevista ao programa da ABC News, o jurado afirmou que o processo de deliberação durou mais de dois dias e que “a nossa decisão foi baseada unicamente nas evidências e na legislação”. Disse ainda que “não tratamos o acusado de forma diferente, independentemente de sua fama”.
A fala do jurado veio após comentários de especialistas, que sugeriram que a fama de Diddy possa ter interferido no resultado do julgamento. O jurado declarou que essas opiniões são “ altamente insultantes e diminutivas ao processo de deliberação”.
Outros jurados também se posicionam
Segundo George, outro jurado que participou do caso, ele esteve presente durante toda a audiência de sete semanas, embora tenha sido um dos seis jurados suplentes. Em entrevistas às redes CNN e ao The New York Times, George defendeu o veredicto, afirmando que a decisão foi coletiva e fundamentada nas provas.
Especialistas explicam o processo
Quem ainda estiver com dúvidas sobre como a decisão de absolvição foi alcançada pode consultar a análise do advogado Adanté Pointer do escritório Pointer & Buelna, disponível no BuzzFeed. Segundo ele, o julgamento foi pautado exclusivamente pelas provas e pelo entendimento jurídico do caso. Leia a explicação completa aqui.
Repercussão e críticas públicas
Desde a divulgação do resultado em 2 de julho, a opinião pública vem questionando se a fama de Diddy teria influenciado o veredicto. Entretanto, os próprios jurados reforçam que a decisão seguiu os procedimentos legais e que não houve influência externa.
Orientações para vítimas de abuso sexual
Se você ou alguém que conhece passou por abuso sexual, pode procurar ajuda ligando para a Central Nacional de Violência Sexual pelo telefone 1-800-656-HOPE. É possível também localizar o centro de atendimento mais próximo através do site oficial da Rainn.