Brasil, 8 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump se manifesta após usar termo considerado antissemita

Ex-presidente Donald Trump gerou polêmica ao usar expressão carregada de conotação antissemita durante discurso em Iowa

O ex-presidente Donald Trump se pronunciou nesta sexta-feira (28) após causar controvérsia ao empregar um termo amplamente considerado antissemita durante fala em Iowa. Na ocasião, Trump usou a expressão “Shylock” ao discutir seu projeto de lei recentemente assinado, o “Big, Beautiful Bill”.

Reação de Trump ao uso do termo ‘Shylock’

Questionado por repórteres no Aeroporto de Andrews sobre sua intenção ao utilizar a palavra, Trump afirmou: “Nunca ouvi assim. Para mim, ‘Shylock’ é alguém que cobra juros altos. Nunca ouvi dessa forma. Você o enxerga de maneira diferente.” Ele fez suas declarações enquanto autorizava perguntas na pista do aeroporto.

O ex-presidente explicou que empregou o termo ao falar sobre impostos, afirmando a uma plateia em Iowa: “Sem imposto de herança, sem imposto de patrimônio, sem recorrer a bancos e, em alguns casos, a ‘Shylocks’ e pessoas mal-intencionadas.”

Condenação e histórico do termo ‘Shylock’

Grupos de defesa judaicos condenaram o uso da expressão, argumentando que ela remete a um estereótipo antissemita de séculos de antiguidade, associado à personagem Shylock, do drama “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare. Na peça, o personagem exige uma libra de carne de um credor incapaz de quitar suas dívidas, o que é considerado uma representação problemáticа e carregada de conotações antissemitas.

A Anti-Defamation League (ADL) afirmou em nota nas redes sociais que “o termo ‘Shylock’ evoca uma antiga e extremamente ofensiva ideia de avareza associada aos judeus, o que é muito preocupante e irresponsável por parte do presidente”. A organização destacou ainda que “redes de conspiração e mentiras sobre judeus permanecem profundamente enraizadas no país”.

Contexto político e social da controvérsia

A utilização do termo por Trump ocorre em um momento delicado, com aumento nos casos de antisemitismo e crimes de ódio contra judeus nos Estados Unidos, especialmente após o início da guerra entre Israel e Hamas. Segundo o Relatório da ADL de 2024, publicado em fevereiro de 2025, os incidentes antissemitas cresceram 360% logo após 7 de outubro de 2023.

Dados do levantamento “Estado do Antissemitismo na América 2024” indicam que 33% dos judeus americanos afirmaram ter sido alvo de episódios de antisemitismo, presenciais ou virtuais, pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

Repercussão histórica e consequências

Embora o então vice-presidente Joe Biden tenha mencionado o termo “Shylocks” em um discurso em 2014, ele posteriormente declarou que foi uma escolha de palavras infeliz. A fala de Trump reforça o clima de tensão em relação ao discurso público envolvendo questões étnico-religiosas em meio ao aumento de hostilidades na sociedade norte-americana.

Perspectivas futuras e impacto da controvérsia

Especialistas alertam para o risco de que o uso de termos carregados de conotação antissemita possa ampliar discursos de ódio e reforçar estereótipos prejudiciais. Autoridades e líderes comunitários continuam cobrando responsabilidade de figuras públicas diante do crescente índice de intolerância racial e religiosa nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes