Os brasileiros vão continuar tirando os casacos dos armários neste final de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio permanece nesta sexta-feira (4/7), bem como em todo o final de semana, especialmente, no centro-sul do país. A previsão indica que as temperaturas devem cair acentuadamente, trazendo um cenário de frio intenso em várias regiões.
A previsão do tempo no Sul e Sudeste
Segundo o Inmet, as baixas temperaturas podem ser acompanhadas de geadas em algumas áreas das regiões Sul e Sudeste. Um exemplo é a Serra da Mantiqueira, localizada entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde a ocorrência de geadas é bastante provável devido à queda nos termômetros. Um aviso que tem preocupado muitos, especialmente os agricultores e moradores de áreas mais altas.
Além do frio, as chuvas devem cair em maior volume no leste do Sudeste, com atenção especial para algumas cidades do Espírito Santo, que também podem enfrentar condições de tempo severo. Portanto, é bom ficar atento e se preparar para a possibilidade de alagamentos e transtornos que as chuvas intensas podem causar.
Condições adversas no Nordeste
No litoral do Nordeste, a previsão também é de instabilidade climática, que se manifesta através de calor e umidade. O fenômeno termodinâmico que está atuando na região gera condições propícias para chuvas rápidas e intensas, principalmente no decorrer do fim de semana. Assim, é importante que a população permaneça atenta às atualizações e recomendações meteorológicas.
Avisos meteorológicos do Inmet
O Inmet emitiu, ao todo, seis alertas de acumulado de chuva, chuva intensa, onda de frio e geada. Esses avisos são válidos para 13 dos 26 estados brasileiros, que devem se preparar para as condições adversas. Os estados em alerta incluem:
- Amapá (potencial de chuva intensa);
- Amazonas (potencial de chuva intensa);
- Bahia (potencial acumulado de chuva);
- Espírito Santo (potencial acumulado de chuva);
- Maranhão (potencial de chuva intensa);
- Pará (potencial de chuva intensa);
- Paraná (potencial de acumulado de chuva e onda de frio);
- Pernambuco (potencial acumulado de chuva);
- Rio de Janeiro (potencial acumulado de chuva);
- Rio Grande do Sul (potencial de geada);
- Roraima (potencial de chuva intensa);
- Santa Catarina (perigo de onda de frio e geada);
- São Paulo (potencial de acumulado de chuva e onda de frio).
Capitais em alerta
Ao menos seis capitais devem amanhecer com frio nestes sábado (5/7) e domingo (6/7), especialmente no Sul e Sudeste, onde o ar polar continua influenciando o clima. De modo geral, a tendência para o fim de semana é de mínimas ainda baixas em várias regiões, com destaque para as capitais do Sul, onde temperaturas baixas são esperadas, mas também há estimativas de dias ensolarados em algumas áreas.
Veja as mínimas e máximas para algumas capitais do centro-sul neste fim de semana, segundo o Inmet:
- Porto Alegre (RS): mínima de 7°C e máxima de 17°C no sábado; mínima de 10°C e máxima de 17°C no domingo.
- Curitiba (PR): mínima de 9°C e máxima de 18°C no sábado; mínima de 8°C e máxima de 14°C no domingo.
- Florianópolis (SC): mínima de 10°C e máxima de 21°C no sábado; mínima de 10°C e máxima de 18°C no domingo.
- São Paulo (SP): mínima de 8°C e máxima de 22°C no sábado; mínima de 10°C e máxima de 18°C no domingo.
- Rio de Janeiro (RJ): mínima de 13°C e máxima de 24°C no sábado; mínima de 15°C e máxima de 21°C no domingo.
- Campo Grande (MS): mínima de 15°C e máxima de 25°C no sábado; mínima de 15°C e máxima de 26°C no domingo.
Portanto, é fundamental que a população se prepare adequadamente para esse frio intenso e as chuvas esperadas, além de ficar atenta às orientações das autoridades locais. O fim de semana promete ser desafiador para muitos.