Na manhã desta sexta-feira (4/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do anúncio de um investimento bilionário da Petrobras, totalizando R$ 33 bilhões, focado no setor de refino e petroquímico do Rio de Janeiro. Durante o evento, Lula enfatizou que não abrirá mão da exploração do petróleo brasileiro para benefício de outras nações, garantindo a soberania energética do país.
Compromisso com o petróleo brasileiro
Em suas declarações, Lula expressou um forte comprometimento com a exploração do petróleo nacional. “Eu não vou abrir mão do petróleo brasileiro para outros explorar. Quero que a gente faça da forma mais responsável possível. A gente não quer prejudicar nada, mas a gente não vai abrir mão da riqueza do nosso país”, afirmou o presidente, embora não tenha mencionado explicitamente a Margem Equatorial, uma região da costa brasileira que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e é considerada uma nova fronteira para a exploração de petróleo e gás.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, confirmou que quaisquer atividades na Margem Equatorial serão realizadas com total segurança. “Nosso histórico de zelo pelas pessoas, pelo meio ambiente e pelo patrimônio próprio e de terceiros vai garantir uma operação segura em todas as áreas da Petrobras”, destacou Chambriard durante o evento.
Entendendo a Margem Equatorial
- A Margem Equatorial se compõe de cinco bacias sedimentares: Potiguar, Ceará, Barreirinhas, Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.
- A Petrobras possui um plano de negócios que prevê investimentos superiores a US$ 3 bilhões até 2028, com a meta de perfurar 16 poços na região.
- O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já aprovou o plano da empresa para a prevenção de emergências, sendo uma etapa crucial para a liberação da licença de exploração.
Em um balanço de suas ações, Chambriard assegurou que a Petrobras está se comprometendo com a transição energética e investindo em combustíveis renováveis, promovendo uma mudança que é vista como um imperativo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A Petrobras no futuro do Brasil
Lula destacou a importância da Petrobras para a economia nacional, afirmando: “Se a Petrobras vai bem, o Brasil vai bem. Por isso, temos que torcer pra Petrobras ser cada vez maior. Cada vez mais tecnológica, mais digital.” Essas declarações refletem uma visão otimista sobre o papel da empresa estatal no futuro econômico do Brasil, ressaltando que a Petrobras deve se adaptar à nova realidade energética mundial.
Além do que foi discutido na ocasião, a presidente da Petrobras fez um reparo sobre as realizações da empresa durante o último ano e enfatizou que continuam desenvolvendo combustíveis renováveis, que, segundo ela, já são parte do presente, não apenas do futuro. “O senhor (Lula) pode ficar tranquilo em relação à transição energética justa porque nós estamos fabricando combustíveis cada vez mais renováveis”, ressaltou.
@section
Essas iniciativas destacam uma estratégia abrangente da Petrobras não apenas para garantir a exploração de petróleo, mas para se posicionar de maneira proativa em um mercado global que exige cada vez mais responsabilidade ambiental e inovação tecnológica.
Acompanharemos de perto como esses investimentos impactarão não apenas a Petrobras, mas toda a economia brasileira, à medida que o país navega em um cenário energético complexo e em evolução.