Brasil, 5 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Baleia-jubarte encalha viva na praia da Barra do Una em Peruíbe

Uma operação de resgate está em andamento para salvar uma baleia-jubarte juvenil encalhada no litoral paulista.

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou viva na madrugada de sexta-feira (4) na praia da Barra do Una, localizada em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O Instituto Biopesca, responsável por monitorar e resgatar a vida marinha na região, confirmou que o animal é juvenil e mede cerca de sete metros de comprimento. Este evento gerou mobilização local e a atuação de diversas entidades para garantir o bem-estar do mamífero.

Operação de resgate em andamento

A operação para desencalhar a baleia-jubarte conta com a colaboração da Prefeitura de Peruíbe, da gestão da Estação Ecológica Juréia-Itatins, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar Ambiental. A ação visa não apenas resgatar o animal, mas também proteger os banhistas e a biodiversidade local.

Em junho, outra baleia da mesma espécie foi encontrada morta na praia do Jardim Suarão, em Itanhaém. Segundo o biólogo marinho Eric Comin, é comum ver a presença de jubartes na região nesta época do ano, pois coincide com o período de migração das baleias que vêm da Antártida. “Elas estão migrando da Antártida. Por conta do frio, lá congela tudo, então, elas migram e vão para a região da Bahia, norte da Bahia, para parir, amamentar os filhotes e se reproduzir”, explicou.

Expectativa de avistamento de jubartes

Com a migração, estima-se que cerca de 30 mil baleias passem pela costa brasileira até setembro. O biólogo ressaltou que esses encontros com as jubartes são extremamente comuns e que os encalhes, infelizmente, também devem ocorrer com mais frequência. “Esses encalhes, infelizmente, agora ocorrem”, afirmou Comin.

Cuidados em caso de encontro com a baleia

Com a presença de animais marinhos, é importante ressaltar a necessidade de cuidados ao se deparar com uma jubarte. O biólogo fez um alerta para que as pessoas não toquem no animal, já que ele pode estar coberto de cracas, o que pode machucar. “A orientação é entrar em contato com a guarda municipal ou algum órgão público especializado”, recomendou.

Relevância da preservação das baleias

A baleia-jubarte é uma espécie emblemática e seu resgate é fundamental para a preservação da biodiversidade marinha no Brasil. A conscientização sobre a proteção desses animais e a disseminação de informações sobre como agir diante de situações como o encalhe são essenciais. Além do impacto ecológico, a presença de jubartes pode ser um importante indicador da saúde dos oceanos e da conservação ambiental.

As instituições envolvidas na operação de resgate pedem para que a população colabore, respeitando distâncias seguras e evitando aglomerações em torno do animal durante a tentativa de desencalhe. A proteção e o respeito à vida marinha são essenciais para a manutenção do equilíbrio desses ecossistemas.

Em meio aos esforços de resgate, espera-se que a baleia-jubarte possa ser devolvida com segurança ao seu habitat natural, continuando sua jornada migratória e contribuindo para a rica biodiversidade do Oceano Atlântico.

Veremos nos próximos dias como se desenrolará esta operação e a resposta da comunidade local em prol da preservação da fauna marinha. Para mais atualizações sobre esse caso, fique atento aos canais de informação e conserve a natureza!

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes