Portugal amanheceu nesta quinta-feira de luto com a notícia da morte do atacante Diogo Jota, de 28 anos, que atuava pelo Liverpool e pela seleção nacional. Ele faleceu em um acidente de carro na Espanha, junto com seu irmão, André Silva, de 25 anos, jogador do Penafiel. A tragédia gerou comoção no país e no meio esportivo internacional.
Repercussões e homenagens pelo país
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, divulgou uma nota no X (antigo Twitter): “A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo às famílias as mais sentidas condolências.” O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também lamentou a perda, destacando a contribuição de Diogo Jota ao futebol português e sua dedicação à seleção.
“Pela seleção, demonstrou um elevado profissionalismo e dedicação, inserido numa geração que tem levado o futebol português ao mais alto nível. A minha maior solidariedade às famílias nesta hora difícil”, escreveu Rebelo de Sousa em comunicado oficial. Diogo Jota tinha 49 jogos e 14 gols pela seleção portuguesa, sendo considerado uma referência para o futebol lusitano.
Reação do futebol português e homenagem na Eurocopa
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou pesar e solicitou à UEFA um minuto de silêncio em homenagem a Diogo Jota no jogo entre Portugal e Espanha, válido pelo Campeonato Europeu feminino. A entidade descreveu o jogador como uma pessoa contagiante, respeitada por colegas e adversários, e uma grande referência na comunidade futebolística.
Ex-integrante da seleção, o zagueiro Pepe afirmou que a morte de Diogo Jota “deixa todos mais pobres – como colegas, amigos e amantes do futebol”. “Neste momento de profunda dor, envio à família, aos amigos e a todos os que gostavam dele meus mais sinceros sentimentos”, acrescentou Pepe.
Contexto pessoal e legado
Natural do Porto, Diogo Jota havia se casado há menos de um mês com Rute Cardoso e era pai de três crianças. O clube local, onde o atleta jogou na temporada 2016/2017, divulgou fotos de Diogo e do irmão com a camisa do time, expressando pesar: “Descansem em paz.” A cidade do Porto e o universo do futebol português estão de luto por uma perda que abalou o esporte nacional e internacional.
A Federação Portuguesa de Futebol reforçou a homenagem e destacou que Diogo Jota era uma pessoa extraordinária, além de um atleta de destaque. A tragédia também provocou homenagens de colegas, ex-companheiros e fãs, que lamentaram a magia e alegria que ele trouxe ao esporte.
Para conferir detalhes completos da tragédia, acesse a reportagem do Globo.