Brasil, 3 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Californienses demonstram desejo de autonomia em nova pesquisa

A nova pesquisa revela que 50% dos californianos confiam mais em seu governo estadual do que no federal, promovendo o debate sobre a autonomia.

Uma nova pesquisa realizada entre os dias 11 e 23 de junho de 2025, pela YouGov, encomendada pelo Instituto Independente da Califórnia, trouxe à tona um anseio crescente por autonomia entre os californianos. Os resultados mostram que, em meio a uma desconfiança crescente em relação ao governo federal nos Estados Unidos, a população da Califórnia está reconsiderando seu relacionamento com Washington. Aproximadamente 50% dos entrevistados afirmam confiar mais em seu governo estadual de Sacramento do que no de Washington, com apenas 23% afirmando o contrário.

A evolução da identidade californiana

Com a administração de Donald Trump, muitos moradores da Califórnia passaram a se sentir mais californianos do que americanos. Essa mudança de percepção pode ter raízes profundas, refletindo o descontentamento com as políticas federais e a busca por um modelo de governança que priorize as necessidades e interesses do estado. A pesquisa revelou que 56% dos entrevistados acreditam que a Califórnia estaria melhor se se tornasse um país independente, embora 54% dos californianos afirmem que votariam contra uma medida que propusesse a secessão.

Uma proposta de autonomia

Os dados ainda revelam que 71% dos participantes gostariam que a Califórnia negociasse um status autônomo especial dentro dos Estados Unidos, proporcionando maior controle sobre as decisões atualmente tomadas pelo governo federal. Esse movimento por autonomia se destaca em um contexto no qual a desconfiança em relação ao governo federal tem crescido consideravelmente.

Reações às políticas de imigração

Outro aspecto significativo da pesquisa é a resposta dos californianos às ações do governo federal em relação à imigração. Cerca de 72% dos entrevistados apoiam a ideia de que a polícia da Califórnia deve prender oficiais de imigração federais que excedem sua autoridade. Essa disposição reflete um desejo de proteger os direitos dos imigrantes, especialmente em um clima político hostil.

Políticas para o futuro

A pesquisa questionou os californianos sobre três cenários de futuro: a secessão pacífica para se tornar um país independente, a negociação de um status autônomo especial, e a transferência do controle da terra e da água federal para o governo estadual. O cenário de autonomia obteve o maior apoio, com cerca de dois terços dos entrevistados a favor.

O que os californianos realmente querem?

Com 80% dos participantes desejando controlar as fronteiras do estado “como um país”, e duas em cada três pessoas acreditando que a Califórnia deve criar uma nova divisão de aplicação da lei focada em crimes de ódio e extremismo violento, é claro que há um forte apoio para ações que reforcem a autonomia e segurança do estado.

Rumo a um futuro mais autônomo

A pesquisa também destacou que 69% dos californianos apoia o aumento de impostos sobre os que ganham mais de um milhão de dólares por ano para compensar cortes no financiamento federal. Não é apenas uma questão de autonomia, mas também uma busca por justiça fiscal que reflete as prioridades sociais dos cidadãos californianos.

No contexto atual, em que o sentimento de uma identidade californiana mais forte está enraizado, a pesquisa reflete um potencial movimento em direção a uma maior autonomia política e econômica, que continua a ganhar força entre a população do estado. O caminho para estas mudanças, no entanto, dependerá de como os californianos irão se mobilizar e organizar para alcançar esses objetivos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes