Brasil, 4 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil registra recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre

O país recebeu 5,33 milhões de visitantes internacionais de janeiro a junho, aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024

O Brasil registrou uma entrada histórica de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025, conforme divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Ministério do Turismo. Foram recebidos 5.332.111 visitantes, representando uma alta de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Crescimento e metas de turismo

Segundo dados da Polícia Federal, os turistas argentinos lideram a lista de visitantes, com 2.323.891 pessoas, seguidos por Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189). O Plano Nacional de Turismo previa a entrada de 6,9 milhões de turistas estrangeiros neste ano, mas a atual tendência indica que a meta de 8,1 milhões, prevista para 2027, poderá ser alcançada já em 2025, dois anos antes do previsto.

Dados de crescimento e expansão aérea

Somente em junho de 2025, o Brasil recebeu 444.882 turistas internacionais, uma expansão de 33,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Atualmente, o turismo corresponde a aproximadamente 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e a perspectiva é de continuidade no crescimento.

De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a malha aérea do país cresceu 16% em 2025, após uma expansão de 18% no ano anterior. A agência atribui esse aumento ao uso de inteligência de dados na estratégia de promoção e à intensificação das ações de divulgação internacional do Brasil.

Perspectivas para o setor

O crescimento no número de turistas e a ampliação da infraestrutura aérea refletem um momento positivo para o setor de turismo brasileiro. Autoridades esperam que esses fatores contribuam para a geração de emprego e renda, além de fortalecer ainda mais a imagem do Brasil como destino internacional.

Para mais detalhes, acesse a nota oficial da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes