Brasil, 4 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Fazer uma caminhada após a refeição faz bem à saúde?

Caminar até uma hora após as refeições pode aliviar gases, melhorar a digestão e ajudar na saúde cardiovascular, conforme especialistas.

O que era conhecido como uma simples caminhada após o jantar ganhou um novo nome nas redes sociais: “fart walk”. A tendência sugere que esse passeio curto auxilia na digestão e combate sintomas como gases e inchaço. Mas o que os médicos pensam sobre isso?

Benefícios da caminhada após a alimentação

Segundo o Dr. David D. Clarke, gastroenterologista da Oregon Health & Science University, caminhar após a refeição ajuda a estimular as contrações do trato gastrointestinal, promovendo a passagem de gases e a digestão mais eficiente. “A caminhada aumenta a motilidade intestinal, o que favorece a eliminação de gases, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue”, explica.

De acordo com o especialista, esse movimento também contribui para o esvaziamento mais rápido do estômago, o que diminui a sensação de inchaço, melhora o trânsito intestinal e ajuda a aliviar constipações. “Ela estimula contrações nos músculos do estômago e intestinos, possibilitando a liberação de gases por meio de flatulências ou arrotos”, complementa o Dr. Shawn Khodadadian, gastroenterologista em Nova York.

Indicações e precauções

Para quem sofre de síndrome do intestino irritável (SII) ou síndrome metabólica, a caminhada após as refeições pode ser especialmente benéfica, ajudando a reduzir sintomas e a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a prática também favorece a saúde do coração, auxiliando na circulação, na circulação sanguínea e na manutenção do peso.

Entretanto, o Dr. Clarke alerta que pessoas com o músculo do esfíncter esofágico em baixa tonicidade podem experimentar aumento no refluxo ácido durante a caminhada, devido à estimulação das contrações estomacais.

Benefícios adicionais e recomendações

Além do alívio de gases e do auxílio à digestão, favorecerá a redução do risco de diabetes ao facilitar a captação do açúcar pelo músculo. Khodadadian lembra ainda que essas caminhadas podem melhorar o humor, reduzir o estresse, ansiedade e sintomas de depressão, por aumentarem a liberação de hormônios como endorfina, dopamina e serotonina.

Para aproveitar os benefícios, o ideal é caminhar por pelo menos quatro a cinco minutos após a refeição, preferencialmente dentro de uma hora após comer. Para efeitos mais duradouros na saúde digestiva, recomenda-se cerca de 30 a 60 minutos de caminhada de intensidade moderada na maior parte dos dias.

Especialistas reforçam que o movimento, mesmo breve, pode fazer diferença na saúde geral, reforçando a importância de incorporar pequenas ações como essa na rotina diária.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes