A rotina das crianças internadas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi modificada com a implementação de atividades lúdicas, como o desenho. Essas ações visam estimular a criatividade, proporcionar relaxamento e humanizar a experiência hospitalar.
Atividades que promovem acolhimento e recuperação
De acordo com Juliana Melo, gerente de enfermagem da UTQ, a atividade é aplicada em parceria com os setores de fisioterapia e terapia ocupacional, buscando oferecer o melhor acolhimento possível às crianças. “A hospitalização já é difícil para um adulto, imagine para uma criança. Nosso objetivo é diminuir esses impactos negativos”, explicou.
Luanna Anielle, fisioterapeuta da UTQ, destaca que o brincar é fundamental para as crianças hospitalizadas. “As atividades lúdicas ajudam no relaxamento, na compreensão do tratamento e tornam o ambiente menos traumatizante. Além disso, com o desenho, estimulamos a saída do leito e trabalhamos questões posturais, o que contribui para a recuperação”, afirmou.
Benefícios do brincar durante a hospitalização
Segundo Nadjira Riedek, terapeuta ocupacional, as ações são personalizadas e adaptadas às necessidades de cada criança. “O brincar é uma estratégia importante para estimular habilidades motoras, sensoriais e cognitivas, ajudando na recuperação e adaptação ao ambiente hospitalar”, afirmou.
No momento, o setor de queimados do HUT atende oito crianças internadas. Uma mãe de uma das pacientes, residente em Timon, destacou o cuidado recebido. “Estou satisfeita porque meu filho está no melhor hospital e aqui estão oferecendo tudo aquilo que eu não poderia pagar”, disse ela.
Redução no número de atendimentos por queimaduras
Os dados de 2025 indicam uma queda no número de atendimentos por queimaduras, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2024, 145 pessoas foram atendidas na UTQ do HUT, enquanto em 2025, o número foi de 118 pacientes. As queimaduras por substâncias quentes continuam sendo a principal causa de internações, sendo junho o mês com maior número de atendimentos em 2025, e maio, em 2024.