Brasil, 1 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Ministro Fernando Haddad participa de intensas reuniões com países do Brics e Mercosul

Haddad viaja para encontros em Buenos Aires e Rio de Janeiro, discutindo acordos comerciais, clima e políticas econômicas com países do grupo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca nesta terça-feira (1º) para uma semana de forte agenda internacional, envolvendo encontros com países do Brics e do Mercosul. As reuniões ocorrem em um momento de destaque para a política econômica e os acordos comerciais do Brasil no cenário global.

Reuniões do Mercosul e alinhamento político

Haddad participa nesta semana da cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, onde irá dialogar sobre o acordo com a União Europeia e questões políticas com o ministro argentino da Economia, Luis Caputo. Além disso, o ministro acompanha a transição da presidência rotativa do bloco, que passa ao Brasil de julho até dezembro.

Na quarta-feira (2), às 10h30, ele se reunirá com o colega argentino, em um encontro que foi solicitado pelo governo da Argentina para tratar de temas políticos e futuros acordos comerciais. A agenda inclui também reuniões com ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do Mercosul.

Encontros no Rio de Janeiro e expectativas na cúpula do Brics

Na tarde de quarta-feira, Haddad seguirá para o Rio de Janeiro, onde participará de encontros com os ministros das Finanças da China, Lan Fo’an, e da Rússia, Anton Siluanov. Entre os temas de interesse estão o Banco dos Brics, conhecido como Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), e a COP 30, conferência mundial de mudanças climáticas que acontecerá em Belém, em novembro.

No dia seguinte, o ministro participa de seminários e encontros bilaterais. Na sexta-feira (4), reúne-se com representantes do NDB e participa de eventos preparatórios para a cúpula do Brics, marcada para domingo (6) e segunda-feira (7). O Brasil assumirá a presidência do grupo na semana seguinte.

Reuniões bilaterais e relações com países do Oriente Médio

Durante o sábado (5), Haddad terá encontros com os ministros das Finanças do Egito, Ahmed Kouchouk, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Hadi Al Hussaini, com foco nas relações comerciais bilaterais.

Na mesma ocasião, participará da 10ª Reunião Anual dos Governadores do NDB e de um almoço com representantes dos países que controlam o banco de desenvolvimento. A agenda culmina na cúpula de líderes do Brics, que ocorrerá no domingo e na segunda-feira, na qual o ministro acompanhará o presidente Lula.

O retorno de Haddad a Brasília está previsto para terça-feira (8), após uma intensa semana de negociações e alinhamentos estratégicos com as principais economias emergentes do mundo, reforçando o papel do Brasil no cenário internacional.

Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes