Brasil, 1 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governo divulga edital do concurso público para 3.652 vagas

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam em 2 de julho e vão até 20 de julho de 2025.

O governo federal publicou nesta segunda-feira, 30 de junho de 2025, o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. Este concurso é uma oportunidade valiosa para os cidadãos que buscam ingressar no serviço público e contribuir para o desenvolvimento do país.

Inscrições e taxa de participação

As inscrições para o CNU terão início a partir das 10h do dia 2 de julho e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 20 de julho, conforme o horário de Brasília. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70, sendo que esse pagamento poderá ser realizado até o dia 21 de julho.
Além disso, existe a possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição. Para isso, os interessados devem enviar um requerimento virtual no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com o prazo para solicitação entre 2 e 8 de julho de 2025.

Cronograma das etapas do concurso

O cronograma do CNU também foi divulgado, contendo datas cruciais para os candidatos. A prova objetiva está agendada para o dia 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h. Para aqueles que passarem na primeira fase, a prova discursiva será realizada no dia 7 de dezembro de 2025. A convocação para esta prova ocorrerá no dia 12 de novembro de 2025, junto com a confirmação das cotas e das pessoas com deficiência (PcD).

Principais datas do cronograma

  • Inscrições: de 2 a 20 de julho de 2025 (pagamento até 21 de julho)
  • Solicitação da isenção da taxa: 2 a 8 de julho de 2025
  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h
  • Convocação para prova discursiva: 12 de novembro de 2025
  • Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
  • Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17 de dezembro de 2025
  • Prova discursiva para habilitados: 7 de dezembro de 2025
  • Divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026

Divisão dos cargos e blocos temáticos

Os cargos disponíveis no CNU estão organizados em nove blocos temáticos, abrangendo áreas como Seguridade Social, Saúde, Assistência Social, Cultura e Educação, Ciência e Tecnologia, Engenharia e Arquitetura, Administração, Desenvolvimento Socioeconômico, Justiça e Defesa, além de especializações intermediárias em Saúde e Regulação. Essa diversidade de áreas visa atender à ampla gama de funcões no serviço público.

Validade do concurso

A validade do Concurso Público Nacional Unificado é de 12 meses a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. Essa informação é essencial para os candidatos, que devem se preparar adequadamente para as provas e etapas subsequentes.

“O prazo de validade do Concurso Público Nacional Unificado é de 12 (doze) meses, contados a partir da data da publicação da homologação de seu Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período”, afirma o edital.

Novidades e inclusão social

Dentre as novidades apresentadas pelo MGI, destaca-se a equiparação do percentual de mulheres que avançam para a segunda fase do concurso, sempre que essa quantidade for inferior a 50%. O governo esclarece que esta medida não é uma reserva de vagas, pois todos os homens também classificados poderão participar da etapa seguinte.

Para mais informações sobre o concurso e como se inscrever, os interessados podem acessar o site oficial do MGI ou consultar plataformas de informações públicas. O Concurso Público Nacional Unificado é uma excelente oportunidade para quem deseja crescer profissionalmente no setor público e contribuir para a sociedade.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes