A fabricante chinesa de carros elétricos BYD inaugurou nesta terça-feira sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Camaçari, Bahia. A unidade, instalada em uma antiga fábrica da Ford, vai produzir SUVs híbridos plug-in e elétricos, como o Song Plus e o Dolphin Mini, atendendo à demanda crescente por eletrificados no mercado brasileiro.
Expansão e investimentos no mercado brasileiro de veículos elétricos
A BYD anunciou um investimento de R$ 5 bilhões no país, sendo R$ 1,4 bilhão destinados à unidade baiana, que já emprega cerca de mil trabalhadores e deve gerar mais três mil vagas até 2026, segundo a própria empresa. O objetivo é produzir 50 mil veículos neste ano, expandindo a produção para 150 mil unidades em 2026.
Desafios e controvérsias na instalação da fábrica
O início da fabricação, originalmente previsto para o primeiro semestre de 2025, enfrentou atrasos devido a problemas com uma terceirizada chinesa, a Jinjiang Group, que foi acusada pelo Ministério do Trabalho da Bahia de submeter operários chineses a condições degradantes de trabalho. A BYD comunicou que mantém um compromisso “inegociável” com os direitos humanos e prometeu se manifestar oficialmente na ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, que pede R$ 257 milhões de reparação por danos morais coletivos.
Operação e perspectiva de nacionalização
Na fase inicial, a produção será realizada em sistema SKD (semi montados importados), com as obras do galpão principal em fase final de acabamento. A estratégia futura é passar para o modelo CKD (totalmente desmontados) e, posteriormente, promover a nacionalização de componentes, com destaque para baterias, cujo fornecimento é considerado vital para aumentar a competitividade dos veículos no Brasil.
William Kalume Neto, especialista do setor automotivo, aponta que é natural que montadoras iniciem com SKD e evoluam para produção local conforme o volume de vendas. A expectativa da BYD é que o Brasil torne-se uma base exportadora para países vizinhos, beneficiada por incentivos e a crescente demanda por veículos eletrificados.
A companhia também anunciou que investirá na criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento na Bahia, além de desenvolver um motor flex que será destinado ao modelo híbrido Song Plus produzido aqui. A estratégia inclui a redução de tarifas de importação, atualmente de 20% para híbridos e 18% para elétricos, com expectativa de aumento para 35% em 2026, conforme as políticas do governo brasileiro.
Mercado competitivo e perspectiva de crescimento
Com a inauguração da fábrica na Bahia, a BYD passa a ser uma das principais marcas de veículos elétricos no Brasil, ultrapassando a Toyota no varejo e sendo a quarta marca mais vendida no país, com vendas que totalizaram 77 mil unidades em 2024, sendo 47 mil até agora neste ano.
Outras montadoras chinesas, como GWM, GAC, Chery com suas marcas Omoda e Jaecoo, além da americana Lucid e do tradicional alemão Mercedes-Benz, intensificam a disputa pelo consumidor brasileiro, que deve movimentar cerca de 170 mil unidades do segmento eletrificado em 2025.
Ações e estratégias futuras
GAC, por exemplo, iniciou suas vendas no Brasil em maio e planeja produzir em território nacional, enquanto a GWM deve começar a montar o SUV Haval 6 e a picape Poer no interior de São Paulo ainda em julho. A Omoda & Jaecoo também planeja fabricar seus SUVs elétricos no Brasil, com preços variando entre R$ 210 mil e R$ 230 mil.
O fortalecimento do mercado de veículos elétricos, aliado à entrada de novas marcas e ao aumento da produção local, deve contribuir para a queda de preços e maior acessibilidade dos veículos eletrificados aos consumidores brasileiros.
Para celebrar a inauguração, a BYD lançou descontos nos modelos Dolphin Mini, por cerca de R$ 120 mil, e Song Plus, por aproximadamente R$ 200 mil. A marca espera vender 50 mil unidades até o final de 2025, consolidando sua presença no Brasil diante do crescimento crescente de eletrificados no mercado nacional.
Veja os detalhes na galeria de veículos elétricos de marcas como Jaguar, Volkswagen, Kia, Porsche, Nissan, Cadillac, Hyundai, Subaru e Mercedes-Benz, que representam a diversidade e inovação do setor no Brasil.
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