A Gran Cursos, plataforma de cursos preparatórios online para concursos públicos, espera atingir um faturamento de mais de R$ 500 milhões em 2024, marcando sua primeira metade de bilhão em receita. Fundada em Brasília em 2012, a empresa demonstra um crescimento robusto, impulsionado pelo fortalecimento do ensino superior à distância e expansão de produtos.
Expansão e crescimento na receita
Segundo o cofundador e vice-presidente Rodrigo Calado, a companhia cresceu 30% em receitas no último ano, atingindo R$ 465 milhões, além de dobrar sua geração de caixa operacional (Ebitda). A previsão para 2025 é de um faturamento bruto de R$ 550 milhões, reforçando sua posição no mercado de educação digital.
Fortalecimento do ensino superior digital
O foco imediato da Gran é consolidar sua oferta de ensino superior à distância, após a aquisição da UniBagozzi, que se transformou na Gran Faculdade com cerca de 100 mil alunos. “Somos o único grupo nativamente digital neste mercado”, afirmou Gabriel Granjeiro, CEO e cofundador, que ressalta a importância de adaptações às novas restrições ao ensino a distância implementadas pelo governo.
O futuro da jornada do estudante
O CEO destacou a estratégia de criar uma trajetória de aprendizado contínuo, desde o ensino médio até pós-graduação e concursos públicos. “O nosso sonho é que o aluno entre na plataforma no nível médio, siga para a faculdade, pós-graduação e tente concursos para cargos de nível superior”, explicou Granjeiro. Uma potencial expansão inclui preparar estudantes também para o Enem, ampliando ainda mais sua atuação.
Potencial de mercado e oportunidades
Com uma estimativa de 10 milhões de pessoas que poderiam fazer concursos públicos, a Gran acredita que ainda há um grande espaço para crescimento. A plataforma aposta na “cauda longa” dos concursos, que envolve desde policiais federais até cargos em prefeituras do interior, com cerca de 15 editais abertos por dia no país.
Novos produtos e estratégias
A assinatura com acesso ilimitado a todos os cursos é o carro-chefe da companhia, que visa ampliar a duração da jornada de aprendizado do aluno. Além disso, a companhia planeja diversificar sua oferta de produtos, incluindo preparatórios para o Enem, buscando consolidar-se como uma one-stop shop de educação digital.
Perspectivas futuras
Granjeiro ressalta que, apesar das novas regulações, a estratégia de adaptação será fundamental. “Vamos fazer as adaptações necessárias, mas o mercado a desbravar é grande”, afirmou. A companhia busca aproveitar um setor em expansão, apoiando-se na sua operação totalmente digital e na parceria com o BTG Pactual, que fortalece sua estrutura financeira para novos investimentos.
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