O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou nesta segunda-feira (30/6) que o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, será divulgado ainda nesta semana. A ministra Esther Dweck apresentará os detalhes em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira.
O evento também contará com as presenças das ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Márcia Lopes (Mulheres), além da presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Bethânia Lemos, e da secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine dos Santos.
Detalhes sobre o CNU 2.0
A segunda edição do Concurso Unificado irá ofertar 3.652 vagas, distribuídas em 36 órgãos federais. Na edição anterior, o número de cargos foi dividido em 21 órgãos. Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, com edital unificado e sistema de inscrição que permite listar preferências dentro de cada bloco.
As provas, compostas por fases objetiva e discursiva, serão aplicadas em dois dias: 5 de outubro e 7 de dezembro. Uma mudança importante é o fim das “bolinhas” no cartão de respostas, substituídas por um código de barras que identifica o candidato.
Cronograma oficial
As provas acontecerão em 228 cidades do Brasil. A primeira fase, marcada para 5 de outubro, consistirá apenas na prova objetiva, enquanto a segunda, em 7 de dezembro, será dedicada às provas discursivas, apenas para os candidatos habilitados na primeira etapa.
Confira o cronograma:
- Edital e inscrições: julho
- Prova objetiva: 5 de outubro
- Prova discursiva: 7 de dezembro
- Resultado final: fevereiro de 2026
Novidades e foco na diversidade
Entre as principais novidades do CNU 2.0 estão a realização de provas em dois dias, aumento no número de órgãos participantes e blocos temáticos, além do formato unificado do edital. Os cargos serão divididos em nove blocos, com sistema aprimorado de inscrição e preferência.
A iniciativa também visa ampliar a diversidade no serviço público, com a inclusão de duas novas carreiras transversais: Analista técnico de justiça e defesa e Analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.
Segundo o Ministério da Gestão, essa edição busca fortalecer a seleção de servidores para diferentes áreas do governo federal, promovendo maior inclusão e eficiência no quadro de funcionários públicos.
O edital com detalhes do concurso deve ser publicado ainda nesta semana, marcando mais um passo na modernização do acesso às carreiras públicas brasileiras.