Brasil, 23 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Jubileu reúne seminaristas, bispos e sacerdotes em Roma

De 23 a 27 de junho de 2025, Roma será palco de um grande Jubileu com mais de 6.000 participantes de todo o mundo.

Entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, Roma receberá um importante Jubileu, que reunirá bispos, sacerdotes e seminaristas de diversos países, totalizando mais de 6.000 participantes. O evento terá como lema a evangelização e será conduzido pelo Papa Leão XIV, que promoverá catequeses e ordenações ao longo da semana de celebrações.

Um evento histórico para os seminaristas

O Jubileu para os seminaristas começará no dia 23 de junho, com um acolhimento especial. Às 17h, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, os jovens seminaristas participarão de um momento de oração com a recitação do Rosário, seguido por um concerto do Coro da Diocese de Roma, sob a regência de monsenhor Marco Frisina. Este concerto visa proporcionar uma forte experiência vocacional por meio da música.

O programa seguirá no dia 24 de junho com uma peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro. Às 11h, o Papa Leão XIV realizará sua primeira catequese com seminaristas de todo o mundo, que será transmitida pela Rádio Vaticano, com comentários em português. Para encerrar o dia, às 18h, os participantes irão às Celebrações Eucarísticas, que acontecerão em diferentes igrejas do centro de Roma.

Bispos de todo o mundo se reúnem em Roma

No dia 25 de junho, será a vez dos bispos. Aproximadamente 50 países estarão representados, incluindo Itália, Brasil e Estados Unidos. O dia começará com a entrega de itens litúrgicos, como a estola e casula do Ano Santo. Às 10h, haverá uma peregrinação à Porta Santa, seguida pela celebração da Santa Missa, presidida pelo cardeal Marc Ouellet no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.

Após a celebração, o Papa se dirigirá aos bispos com uma catequese especial, que também será transmitida em português. O Jubileu dos bispos culminará com um almoço no Pontifício Seminário Romano Maior, proporcionando um momento de convivência e troca de experiências entre os participantes.

Sacerdotes celebram o Jubileu

O Jubileu dos sacerdotes iniciará no mesmo dia, 25 de junho, com catequeses proferidas em 12 igrejas de Roma, divididas por grupos linguísticos. No dia seguinte, 26 de junho, os sacerdotes participarão de uma celebração Eucarística presidida pelo cardeal Lazzaro You. Durante a tarde, haverá a oportunidade de peregrinação às Portas Santas das Basílicas Papais.

A noite de 26 de junho será marcada por uma Vigília de Oração, que contará com testemunhos de um seminarista, um bispo e um sacerdote. A cerimônia será presidida pelo arcebispo Rino Fisichella e promete ser um momento emotivo e inspirador para todos os participantes.

O Jubileu será encerrado no dia 27 de junho, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com uma Celebração Eucarística presidida pelo Papa Leão XIV na Basílica de São Pedro. Durante esta cerimônia, o Papa irá ordenar 31 novos sacerdotes de diferentes países, incluindo o Brasil e Angola, reforçando o caráter internacional e ecumênico do evento.

Este Jubileu representa não apenas uma celebração religiosa, mas também uma grande oportunidade para que seminaristas, bispos e sacerdotes compartilhem experiências e fortaleçam laços de fraternidade e fé. É uma ocasião única para a vivência da vocação e do chamado ao serviço na Igreja, que ficará marcada na memória dos participantes e das comunidades que representam.

Com o apoio da Igreja, eventos como este demonstram a importância da união entre os diferentes ramos da pastoral, promovendo um renovado espírito de evangelização em um mundo que tanto necessita de esperança e solidariedade.

Para mais informações, visite Vatican News.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes