Enquanto veículos elétricos ainda são considerados bens de luxo em muitos países, na China eles se tornaram uma realidade comum, especialmente entre as classes de renda mais baixa. Desde o início do século, o governo chinês estabeleceu metas estratégicas para dominar as chamadas “tecnologias do futuro”, incluindo a indústria de veículos elétricos.
Estratégia de longo prazo impulsiona o crescimento dos veículos elétricos na China
De acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), até o final de 2023, o governo chinês investiu cerca de US$ 231 bilhões na indústria de veículos elétricos desde 2009. Essa política de incentivo inclui subsídios, financiamentos e a implementação de uma vasta rede de carregadores públicos, que aproxima motoristas de pontos de abastecimento em grandes áreas urbanas.
Uma das figuras-chave na mudança do panorama automobilístico do país foi Wan Gang, engenheiro formado na Alemanha, que em 2007 se tornou ministro do Comércio e da Ciência na China. Sob sua liderança, o país passou a investir pesadamente em pesquisa, desenvolvimento e a criar condições favoráveis à inovação no setor de veículos elétricos.
Fomento governamental e protagonismo de empresas chinesas
Desde 2001, os veículos elétricos fazem parte do plano econômico de cinco anos do governo chinês, mas foi na década de 2010 que a política de incentivos se intensificou com subsídios massivos. Essas ações transformaram empresas como a BYD, que deixou de produzir baterias para smartphones para focar na fabricação de veículos elétricos, e a CATL, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo, que já fornece componentes para Tesla, Volkswagen e Ford.
Expansão para mercados internacionais
Hoje, a BYD lidera o mercado global de veículos elétricos, superando a rival americana Tesla no início deste ano. Com um mercado interno de mais de 1,4 bilhão de consumidores, a montadora chinesa também busca expandir suas vendas no exterior, incluindo o Brasil, onde prepara a instalação de uma fábrica na Bahia. Outras startups do país também apostam na produção de veículos acessíveis para o público de massa.
Impactos ambientais e econômicos
As estratégias adotadas pela China não só impulsionaram seu crescimento econômico no setor, mas também contribuíram para a redução de emissões de gases do efeito estufa. Segundo dados do governo, a produção de veículos elétricos ajudará a diminuir a emissão de aproximadamente 5 milhões de toneladas de CO2 por ano até 2030.
Com uma liderança consolidada na cadeia de suprimentos de baterias e uma infraestrutura de carregamento avançada, a China fortalece sua posição como maior mercado e fabricante de veículos elétricos do mundo.
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