Brasil, 20 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Semarh doa 100 mil alevinos para fortalecer piscicultura em Piauí

A doação de alevinos visa impulsionar a piscicultura e a biodiversidade na Lagoa do Cajueiro, em Joaquim Pires.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) protagonizou uma ação significativa esta semana ao realizar a doação de 100 mil alevinos – filhotes de peixe – na cidade de Joaquim Pires, localizada no norte do estado. O criador local José Carpina, que reside no município há mais de dez anos e dedica-se à criação de peixes, viu seu trabalho e seu sonho serem revigorados com a chegada dos novos alevinos.

“Trabalhar com peixe é a melhor coisa do mundo. Eu me sinto feliz demais com isso. Sempre lutei muito pra conseguir ajuda, e agora consegui. Sou muito agradecido”, declarou emocionado José ao receber os filhotes que garantirão a continuidade de sua criação.

A importância da doação para a economia local

A doação dos alevinos é parte de uma ação maior da Semarh, que busca fortalecer a piscicultura em Joaquim Pires. Além da entrega, parte dos filhotes será incubada em tanques, como os que pertencem a José Carpina. Outro segmento será solto diretamente na Lagoa do Cajueiro, a segunda maior lagoa do Piauí, em um esforço de peixamento com o objetivo de repovoar o local, fortalecer a pesca e contribuir com a biodiversidade da região.

Foto: Ascom Semarh

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, enfatizou a importância do pequeno produtor e do agricultor familiar, afirmando que com o peixamento e a distribuição dos alevinos se promove renda, segurança alimentar e equilíbrio ambiental. “Acreditamos que esta iniciativa terá impacto direto na vida de centenas de famílias da região, impulsionando a economia local, incentivando a alimentação saudável e contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destacou.

A importância do peixamento para a biodiversidade

Feliphe Araújo ressalta que o peixamento vai muito além da conservação ambiental. “Contribui para a segurança alimentar, a renda dos pequenos produtores e a biodiversidade dos nossos recursos hídricos”, disse. Ele ainda acrescentou que a distribuição de alevinos integra uma política pública que tem como objetivo valorizar aqueles que vivem da terra e da água, promovendo um cuidado sustentável e prático com o futuro.

Foto: Ascom Semarh

A Lagoa do Cajueiro, que tradicionalmente sustenta pescadores da região, também recebeu parte dos alevinos doados. Essa ação não apenas ajuda a restaurar os estoques pesqueiros naturais, mas também garante alimento e sustento para as comunidades que habitam as redondezas. O prefeito de Joaquim Pires, Deivison Cruz, elogiou a iniciativa, afirmando que “essa doação vem em boa hora. Vai ser muito útil para todos os criadores e pescadores que dependem desses peixes para viver. É uma parceria que fortalece a agricultura familiar e nossa economia local”.

Essa generosa doação de alevinos pela Semarh representa um passo significativo não apenas para a piscicultura local, mas também para a preservação ambiental e o fortalecimento da segurança alimentar entre as comunidades rurais do Piauí, reafirmando o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a valorização do pequeno produtor.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes