Na quarta-feira, o presidente Donald Trump recebeu jogadores do time de futebol Juventus na Casa Branca, em um encontro marcado por momentos inusitados e debates sobre temas polêmicos, incluindo direitos de atletas transgênero e o conflito entre Israel e Irã. A visita ocorreu antes da partida do clube na Copa do Mundo de Clubes, na qual conquistaram uma vitória convincente por 5 a 0 contra o Al-Ain, dos Emirados Árabes.
Encontro gera desconforto com perguntas sobre atletas transgênero
Durante a conversa com repórteres, Trump, de forma inesperada, questionou os jogadores da Juventus: “Uma mulher conseguiria fazer parte do seu time, rapazes?” Os atletas, incluindo Timothy Weah e Weston McKennie, responderam com sorrisos constrangidos e um gesto de indecisão. O presidente então dirigiu a mesma dúvida ao gerente geral do clube, Damien Comolli, que respondeu: “Temos uma excelente equipe feminina”.
Trump relembrou a assinatura de uma ordem executiva, em fevereiro, que proíbe atletas trans de participarem de esportes femininos, reforçando sua postura conservadora sobre o tema.
Reações dos jogadores e temas de política
Weah comentou, posteriormente, que ficou surpreso com o momento “estranho” durante a discussão. “Só queria jogar futebol… Nos disseram que tínhamos que ir, e fui. Foi uma experiência legal estar na Casa Branca, mas não sou muito ligado a política, então não achei nada demais”, afirmou o atacante.
Conflito entre Israel e Irã e opiniões de Trump
Durante a visita, Trump também abordou o conflito entre Israel e Irã, ressaltando suas opiniões sobre a questão nuclear. Ao ser questionado pelo próprio jogador que acompanha a política internacional, o presidente falou com os jornalistas: “Perguntei ao Tucker Carlson se ele está OK com armas nucleares na mão do Irã. Ele não gostou da questão.”
A visita de Juventus à Casa Branca, marcada por debates sobre temas delicados, gerou repercussão e revelou a postura do líder americano diante de assuntos atuais e polêmicos, em um episódio que foi considerado por muitos como desconfortável e pouco usual para um encontro esportivo.