A seleção brasileira feminina de vôlei começou com grande entusiasmo a segunda semana da Liga das Nações, que está sendo disputada em Istambul, na Turquia. Na quarta-feira (18), as jogadoras brasileiras superaram a Bélgica com um placar de 3 a 1 (25/22, 24/26, 25/16 e 25/15). Com esta vitória, a equipe se mantém na quinta posição na classificação geral, tendo conquistado quatro vitórias (República Tcheca, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica) e contabilizado uma derrota (Itália). O Brasil, atualmente vice-líder no ranking mundial, já se prepara para o próximo confronto contra o Canadá, que ocupa a nona posição, marcado para sexta-feira (20), às 13h30 (horário de Brasília). A seleção busca um título inédito neste torneio internacional.
Desempenho das jogadoras brasileiras
O destaque da partida foi a ponteira carioca Ana Cristina, que brilhou ao marcar 22 pontos e conduzir a equipe à vitória. Juntamente com ela, a teuto-brasileira Júlia Bergmann também teve um desempenho espetacular ao anotar 14 acertos durante o jogo. Outro momento importante foi a estreia da oposta Rosamaria nesta edição da Liga, que promete acrescentar ainda mais força à equipe. Do lado belga, as principais jogadoras foram a ponteira Herbots, com 18 acertos, e a oposta Martin, com 8 pontos.
A vitória sobre a Bélgica trouxe nova energia para as jogadoras, que haviam encerrado a primeira semana de jogos no Rio de Janeiro com uma derrota por 3 a 0 para a Itália, a equipe número 1 do mundo. Agora, as brasileiras estão mais motivadas e determinadas a alcançar seus objetivos na competição.
Composição do time e próximos desafios
No jogo contra a Bélgica, o técnico José Roberto Guimarães escalou também a levantadora Roberta, a ponteira Helena, as opostas Jheovana e Tainara, além das líberos Kika e Laís e as centrais Diana, Júlia Kudiess, Lorena e Luzia. A equipe conta ainda com a oposta Kisy e as ponteiras Aline Segato e Gabi, que devem ser integradas nas próximas partidas. A diversidade e qualidade do time brasileiro são fatores fundamentais para a busca pelo resultado desejado na Liga das Nações.
Essa edição do torneio é a sétima e conta com um total de 18 equipes, ranqueadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A primeira fase da competição, com 12 partidas, se estenderá até o dia 13 de julho. As oito seleções que se destacarem na fase inicial avançarão para as quartas de final, programadas entre os dias 23 e 27 de julho. Vale destacar que a Polônia, por ser a anfitriã da fase final, já garantiu sua vaga nas eliminatórias.
Próximos jogos da seleção brasileira feminina
A sequência de jogos da seleção está programada da seguinte forma:
- 20 de junho: Brasil x Canadá – 13h30 – Istambul (Turquia)
- 21 de junho: Brasil x República Dominicana – 10h – Istambul (Turquia)
- 22 de junho: Brasil x Turquia – 13h30 – Istambul (Turquia)
- 10 de julho: Brasil x Bulgária – 00h – Chiba (Japão)
- 11 de julho: Brasil x França – 3h30 – Chiba (Japão)
- 12 de julho: Brasil x Polônia – 7h20 – Chiba (Japão)
- 14 de julho: Brasil x Japão – 7h20 – Chiba (Japão)
Com um desempenho crescente e um elenco talentoso, a seleção brasileira feminina de vôlei exibirá toda sua garra e determinação em busca do título inédito na Liga das Nações. Assim, a expectativa é que continuam a conquistar vitórias e apaixonar seus torcedores.