Brasil, 17 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Kraft Heinz elimina corantes artificiais até 2027 nos EUA

A Kraft Heinz anunciou que removerá todos os corantes artificiais de seus produtos nos Estados Unidos até 2027, reforçando compromisso com ingredientes naturais

A Kraft Heinz anunciou nesta segunda-feira (17) que eliminará corantes alimentares sintéticos de todos os seus produtos vendidos nos Estados Unidos até o fim de 2027. A iniciativa inclui ingredientes como Vermelho nº 40 e Amarelo nº 5, presentes em itens como Jell-O e Kool-Aid, além de não lançar novos produtos com esses aditivos no país.

Compromisso com ingredientes naturais e inovação nos produtos

De acordo com a Kraft Heinz, cerca de 90% de seus produtos nos EUA já não contêm corantes sintéticos. A empresa destacou que, desde 2016, retirou esses ingredientes do Kraft Macaroni & Cheese e que continua esforçando-se para substituir os corantes remanescentes por opções naturais ou criar novos corantes quando necessário.

“Estamos constantemente evoluindo nossas receitas, produtos e portfólio para oferecer excelência a consumidores e clientes”, afirmou Pedro Navio, presidente da Kraft Heinz na América do Norte, em comunicado. “A grande maioria de nossos produtos já utiliza corantes naturais ou nenhum tipo de corante, e temos trabalhado para reduzir o uso de corantes FD&C no restante do nosso portfólio.”

Regulação e movimento de saúde pública nos EUA

Em abril, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) e a Agência de Alimentação e Medicamentos dos EUA (FDA) anunciaram parceria com fabricantes para eliminar corantes sintéticos até o final de 2026. A campanha contra esses aditivos ganhou força com o movimento “Make America Healthy Again”, liderado pelo secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., que busca promover uma alimentação mais saudável.

Corantes regulados pela FDA

O termo corantes FD&C refere-se a sete corantes sintéticos aprovados pela FDA, presentes em dezenas de milhares de produtos nos EUA. Em janeiro, a agência anunciou a proibição do Vermelho nº 3, e em abril, reafirmou a intenção de eliminar os demais fatores considerados controversos, como o Vermelho nº 40 e Amarelo nº 6, que aparecem em alimentos, bebidas e sobremesas.

Alterações no portfólio e tendências de mercado

Embora muitos produtos da Kraft Heinz já utilizem corantes naturais ou nenhuma cor, alguns itens, como molhos, marshmallows coloridos e condimentos, ainda usam ingredientes artificiais. A empresa também trabalha junto a licenciados, como a Frankford que produz balas em formato de cachorro-quente sob a marca Oscar Mayer, para remover esses aditivos.

Outras companhias do setor seguem rumo semelhante. A PepsiCo, por exemplo, lançou batatas sem corantes artificiais na linha Simply Ruffles Hot & Spicy, substituindo os corantes tradicionais por pó de tomate e pimenta vermelha. Segundo a empresa, ela planeja eliminar os corantes artificiais de oito marcas até o próximo ano e continuar reformulando seus produtos para atender a essa tendência de consumo mais saudável.

Expectativas para o futuro

A iniciativa da Kraft Heinz reforça uma mudança global na indústria de alimentos, incentivada por regulações mais rigorosas e uma crescente conscientização dos consumidores sobre saúde e ingredientes naturais. Os próximos anos devem consolidar essa tendência, com maior adoção de alternativas naturais e uma maior transparência na composição dos produtos.

Mais detalhes sobre a campanha e as ações da Kraft Heinz podem ser acessados na matéria completa no sitio oficial do Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes