Brasil, 16 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Dólar e ações sob tensão com conflito entre Israel e Irã e aguardando ‘Superquarta’

Investidores monitoram escalada do conflito no Oriente Médio e as decisões de juros nos EUA e Brasil nesta semana

O dólar iniciou a semana com estabilidade relativa nesta segunda-feira (16), cotado a R$ 5,5427, enquanto o Ibovespa recuou 0,43%, fechando aos 137.213 pontos. Os mercados seguem atentos à escalada do conflito entre Israel e Irã, ao passo que aguardam as decisões de juros do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve na próxima quarta-feira.

Conflito Israel-Irã influencia mercado e eleva preço do petróleo

Depois de quatro dias de enfrentamentos, o conflito entre Israel e Irã ainda sem previsão de cessar-fogo aumenta a incerteza no mercado global. As tensões resultaram na morte de mais de 200 pessoas no Irã e 22 em Israel, incluindo crianças, e fizeram os preços do petróleo dispararem mais de 8% na semana passada. A preocupação central é a possibilidade de impactos na navegação pelo Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial.

Apesar da alta significativa, os preços do petróleo recuaram ao longo do pregão, refletindo um alívio temporário após o início das tensões. As ações da Petrobras tiveram alta de mais de 2%, em contraste com a queda do Ibovespa, diante do aumento da aversão ao risco por parte dos investidores.

Decisões de juros e cenário externo dominam atenções na ‘Superquarta’

Na semana marcada pela expectativa de decisões de política monetária, o mercado financeiro se divide quanto à trajetória da Selic no Brasil. A maioria acredita que o ciclo de alta dos juros pode chegar ao fim em junho, mantendo a taxa em 14,75%, enquanto outros bancos ainda preveem um novo aumento para 15% ao ano.

Nos Estados Unidos, a expectativa é de estabilidade na política de juros, com o mercado apostando na manutenção das taxas atuais e em duas possíveis flexibilizações até dezembro, sendo a primeira — em setembro.

Impactos econômicos e estratégias dos investidores

O peso do conflito no Oriente Médio reforça a preferência por ativos seguros, como o dólar e o ouro, enquanto as bolsas globais sofrem recuos. O dólar acumulou queda de 0,48% na semana e de 3,07% no mês, mas recuperou algum fôlego nesta manhã, enquanto o Ibovespa apresentou leve alta de 0,82% no mês, apesar de perda semanal de 0,58%.

Especialistas alertam para a continuidade dos riscos geopolíticos e suas possíveis repercussões na economia global, sobretudo em relação à estabilidade dos preços de energia e às decisões de política monetária. A ‘Superquarta’ promete movimentar ainda mais os mercados, com impactos que podem se estender pelo restante do semestre.

Para acompanhar as atualizações, os investidores permanecem atentos às próximas horas, com o mercado entrando em clima de forte expectativa pelas decisões das autoridades monetárias e pelos desdobramentos do conflito no Oriente Médio.

Mais informações em Fonte.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes